Agronegócio
Compartilhar

Trator movido a biometano

Equipamento utiliza combustível gerado a partir de resíduos orgânicos da produção e está sendo testado pela primeira vez no Brasil

Trator movido a biometano

Trator movido a biometanoCom autonomia de seis horas, uma economia de 40% com relação ao diesel e com uma redução de 80 % na emissão de gases e poluentes, o Trator movido a biometano vem sendo testado em propriedades rurais do oeste do Paraná.

Enquanto nos Estados Unidos a revolução se dá por meio do gás de xisto, no Brasil a grande aposta para alterar a matriz energética de automotores é depositada no biometano – produzido a partir da purificação do biogás gerado na decomposição de dejetos orgânicos.

Para se tornar realidade, o trator movido a biometano ainda esbarra em alguns desafios. O principal são os pontos de abastecimento, o que pode ser facilitado em propriedades que geram o próprio biogás. Para montar a estrutura capaz de produzir o combustível (o biodigestor), o produtor deverá investir cerca de R$ 500 mil. Além da segurança energética, a economia anual gira em torno de R$ 80 mil. Outro desafio a ser vencido, talvez o mais difícil, é a legislação e a carga tributária cobrada sobre o biometano no país, praticamente a mesma dos combustíveis fósseis.

O fato é que o Brasil tem um potencial enorme de produção descentralizada de biometano, as tecnologias existem. O que falta é um “universo” ideal que transmita segurança para o produtor investir na nova tecnologia, mas, embora ainda rara, a produção do combustível vem ganhando espaço no meio rural.

Assista abaixo a reportagem completa da RPC – PR

Foto: Eron Zeni / Divulgação/New Holland

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial