Agronegócio
Compartilhar

Patrulha Rural diminui assalto em fazendas

Drone é usado para fazer o mapeamento e patrulhamento das propriedades!

Patrulha Rural diminui assalto em fazendas de Goiás

Tendência: Segundo reportagem exibida pelo Globo Rural do último domingo (26), depois que os agricultores do sul de Goiás fecharam uma parceria com a Polícia Militar, os crimes nas fazendas da região diminuíram drasticamente.

Para evitar o roubo de equipamentos, defensivos agrícolas e rebanhos, os fazendeiros da região de Catalão (GO) criaram, em parceria com a PM local, a Patrulha Rural. Para iniciar os trabalhos, o sindicato rural do município doou aparelhos celulares, GPSs e um drone a PM local.

Patrulha Rural diminui assalto em fazendasComo funciona: Em cada visita às propriedades, a Patrulha Rural tira fotos das máquinas agrícolas, das cabeças de gado, da marca e do registro de todos os animais. Depois as informações seguem para um banco de dados da PM. Do alto o drone faz imagens da sede das fazendas, de todas as estradas rurais e das reservas de mata, que muitas vezes servem de esconderijo para os bandidos.

Com estes equipamentos, em menos de um ano, a Patrulha Rural já mapeou e inseriu no sistema mais de 500 propriedades da região. A fazenda cadastrada recebe uma placa na entrada e, segundo o tenente da PM, Vinicius Roldão, houve uma redução de 60% nos índices de crimes de roubo em ambiente rural, 25% dos crimes de furto e 16% do furto de gado.

A explicação para a queda dos crimes é simples: com o mapa das fazendas na tela do computador, a PM reduziu o tempo de resposta para atender os chamados. A meta da Patrulha Rural é chegar a 1,1 mil propriedades atendidas até o final do ano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial