Agronegócio
Compartilhar

Uso de água da chuva na produção animal

Embrapa lança cartilha sobre o uso de água da chuva na produção animal

Cisternas podem contribuir para a viabilidade econômica da atividade de uso de água da chuva na produção animal.

Uso de água da chuva na produção animalO uso de água da chuva na produção animal tem muitas vantagens, mas é necessário que o produtor fique atento à qualidade da água armazenada. A Embrapa Pecuária Sudeste lançou a publicação “Captação de água de chuva e armazenamento em cisterna para uso na produção animal”, de autoria do pesquisador Julio Palhares, que discute vários aspectos do sistema.

Reduzir a captação de água das fontes naturais pode ter impactos ambientais e econômicos positivos. O uso de cisterna em uma propriedade rural, segundo Palhares, promove a segurança hídrica e contribui para a viabilidade econômica da atividade. “A utilização da água armazenada em cisterna para as rotinas da produção animal é uma prática desejável, mas devem ser observados o correto manejo das estruturas de captação, condução e armazenamento e a legislação relacionada à qualidade da água para os diversos usos”, explica o pesquisador.

A chuva é uma fonte alternativa de água para fins potáveis ou não potáveis. De acordo com a publicação, independente da escala e da finalidade, um sistema de aproveitamento de água de chuva tem várias vantagens, como a de não haver cobrança pelo uso; pode substituir, parcial ou integralmente, as fontes superficiais e subterrâneas; a água armazenada na cisterna pode ser usada para irrigação, limpeza e resfriamento de instalações. Para usos mais nobres, como o consumo dos animais e a higienização de equipamentos, a qualidade da água deve ser monitorada.

Apostila Uso de água da chuva na produção animal

A publicação sobre o uso de água da chuva na produção animal está disponível AQUI

Fonte: EMBRAPA/MAPA

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial