Cavalos
Compartilhar

Estudo revela que cavalos usam orelhas como forma de comunicação, confira!

Os cavalos prestam atenção nas expressões faciais, no olhar e no movimento das orelhas de outros cavalos como forma de comunicação. A descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Sussex (Reino Unido) e publicada no periódico científico Current Biology.

Segundo o artigo, a descoberta chama a atenção para a importância de os humanos olharem além de suas próprias limitações de comunicação. Os cientistas ressaltam a necessidade de reconhecer que outras espécies se comunicam de formas que nós não conseguimos.

A pesquisadora Jennifer Wathan, autora do artigo, disse em nota que o estudo é o primeiro a procurar sinais de comunicação nas orelhas, área sem mobilidade nos humanos. “Pesquisas anteriores sobre a comunicação em animais focou em meios que os humanos usam: orientação do corpo, da cabeça e o olhar. Ninguém foi além disso. No entanto, descobrimos que a posição das orelhas nos cavalos é um sinal visual crucial que outros cavalos entendem”, afirmou.

Os cientistas tiraram fotografias dos cavalos para descobrir como eles se comunicam. As fotos foram usadas para montar modelos em tamanho real do animal para que outros cavalos pudessem ver a imagem enquanto escolhiam entre dois baldes de comida.

Em alguns casos, as imagens removeram digitalmente algumas regiões faciais, como os olhos e as orelhas. Foi assim que a equipe percebeu que os cavalos usam a orientação da cabeça dos outros cavalos para encontrar a comida.

Agora, os cientistas pretendem explorar como os cavalos fazem para expressar emoções por meio dos traços faciais. Entender a vida social dos cavalos, segundo o estudo, pode ajudar a melhorar o bem-estar da espécie.

Fonte:PlanetaSustentável

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial