Agronegócio
Compartilhar

Acidentes com cavalos em cerca de arame liso são frequentes e podem levar ao sacrifício do animal

Os acidentes envolvendo cavalos e cercas de arame liso estão se tornado muito comum em haras e fazendas de todo o Brasil. Os acidentes mais graves acontecem nas cercas de arame liso, que é menos apropriado para a criação de cavalos, conforme explica o diretor do departamento de Arbitro da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM), Tiago de Rezende Garcia

– O cavalo respeita mais o arame farpado, além disso, o fio do farpado é menos rígido e o animal consegue arrebentá-lo. Já no arame liso, que é mais resistente, ele fica preso por um dos membros e, na tentativa de se desvencilhar, vai se ferindo cada vez mais – explica.

Tiago Garcia recomenda que os criadores montem estruturas adequadas para a criação de equinos.

– Potros, égua com filho ao pé e garanhões, se possível, devem ser mantidos em cercados de madeira. Entre os arames, é preferível o farpado. Se for o liso, que seja bem esticado. E ainda pode-se usar a cerca eletrificada convencional – orienta.

Para o médico veterinário, Roger Clark, árbitro da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) com capacitação em bem-estar animal, a maior parte dos acidentes acontecem pelo grau de desinformação dos criadores e ainda por questões culturais e econômicas.

– Toda pessoa, antes de adquirir um animal, seja ele qual for, precisa ter conhecimento sobre as necessidades daquela criação. E deve buscar ajuda de profissionais para receber orientações sobre a melhor maneira de oferecer um ambiente seguro para todos, animal e ser humano – ressalta Clark.

Fonte:CanalRural

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial