Cavalos
Compartilhar

Cavalo é isolado em Mato Grosso com suspeita de mormo

O animal doente é de uma propriedade de Poconé, na região Centro-Sul do Estado. Os testes feitos para cumprir protocolos para o trânsito de equinos acusaram a enfermidade. Os animais participariam da tradicional Semana do Cavalo Pantaneiro. O resultado do exame feito em São Paulo por um dos laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi transmitido ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).

Veterinários do órgão coletaram uma nova amostra de sangue do cavalo, que seguirá para o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Recife. Por enquanto, a propriedade permanecerá interditada e o animal, isolado. Caso a nova análise acuse o mormo, o animal será sacrificado e os outros cavalos serão submetidos aos exames. O procedimento foi o mesmo adotado pelo órgão na semana passada, quando uma égua de uma fazenda em Nova Lacerda, no sudoeste mato-grossense, também apresentou resultados positivos para a doença, confirmado pelo mesmo laboratório em São Paulo. Agora, o Indea espera a conclusão dos dois exames feitos no Lanagro.

Fonte:RuralBR

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial