Pecuária
Compartilhar

Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite) iniciou nesta segunda em Uberaba (MG)

Iniciou nesta segunda, dia 01º de julho, a 10ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite, a Megaleite, uma das maiores feiras de pecuária leiteira do país. O evento reúne oito raças produtoras no Parque Fernando Costa, em Uberaba, Minas Gerais, e reúne cerca de dois mil animais.

A abertura oficial contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade. Durante seu pronunciamento, o ministro destacou que o setor leiteiro é uma atividade importante para o país, tanto do ponto de vista econômico quanto social, e que tem capacidade para suprir boa parte da demanda mundial de leite.

– Em 10 anos, o Brasil cresceu sua produção de leite em 11 bilhões de litros. Temos capacidade de crescer ainda mais e atender mercados como a China – disse Andrade, lembrando que está em andamento a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que vai aumentar o acesso dos agricultores ao conhecimento e à tecnologia e melhorar a produtividade no campo.

O presidente da Comissão do Leite da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Rodrigo Alvim, cobrou do ministro ações para fortalecer o setor e informou que a entidade preparou um projeto para a pecuária leiteira, que será entregue ao Ministério da Agricultura ainda este ano. O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, entregou ao ministro um documento contendo reivindicações para melhoria do Porto Seco da cidade e para construção do Parque Tecnológico, cujo objetivo é congregar instituições de pesquisa, associações e outras entidades em um único local.

megaleite 2013 uberaba

A Megaleite 2013 vai até o dia 7 de julho. Nesta terça, dia 2, às 13h, haverá inauguração do Centro de Performance Girolando, na fazenda escola do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Às 16h, acontece a entrega do Mérito Girolando, no Parque Fernando Costa. Na categoria “Mérito Mulher” será agraciada a criadora Magnólia Martins Silva. Na categoria “Mérito Produtor de Leite”, a homenageada será a Companhia de Alimentos do Nordeste – Cialne. O “Mérito Criador” será entregue ao produtor rural Olavo Gonçalves. Na sequência, às 17h, acontece a divulgação do Sumário de Touros Girolando, também no Salão Nobre da ABCZ.A Megaleite sediará as principais exposições setor: 24ª Exposição Nacional de Girolando, 15ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro, Exposição da Raça Holandesa, Exposição de Pardo-Suíço, Exposição de Jersey, Exposição de Guzerá Leiteiro, Mega Regional da Raça Sindi e Mostra de Cruzamentos, Mostra Especial Indubrasil Leiteiro e Mostra Especial de Bubalinos.

Fonte: Canal Rural

Foto: Jadir Bison/ divulgação

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial