Pecuária
Compartilhar

Cuidados com bezerros: saiba como proceder antes, durante e depois do nascimento

O custo de bezerro que não sobreviveu ao parto pode sair mais alto do que os gastos com uma vaca que não chegou a conceber na temporada. Para evitar prejuízos e traumas aos animais, é preciso observar uma série de cuidados, antes, durante e após o parto.

A alimentação adequada das vacas é essencial. Fêmeas com excesso de peso podem apresentar contrações fracas. No caso de animais abaixo do peso, o risco é de faltar energia para o trabalho de parto.

Depois do nascimento, é preciso controlar a primeira mamada do bezerro. Filhotes com vazios fundos indicam falha no colostro.

Esses cuidados e uma série de outros procedimentos e dicas foram compilados por pesquisadores do Câmpus de Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etologia e Ecologia Animal (Grupo ETCO). Depois de 10 anos de estudo sobre boas práticas de manejo com bezerros no nascimento, os especialistas lançaram um manual.

Avalie seus conhecimentos, tire dúvidas e veja dicas na cartilha abaixo:

Fonte:RuralBR

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial