Pecuária
Compartilhar

Pecuária – Irrigação subterrânea de pastagem por malhas aumenta rentabilidade por hectare

Segundo o produtor Pedro Plínio Vieira Marques, do município de São Luiz Gonzaga (RS), a irrigação subterrânea de pastagem por malhas possibilita excelentes resultados aos pecuaristas, o mecanismo é simples, consiste na construção de tubulações por baixo da terra, que levam a água de um reservatório até os aspersores do piquete que se deseja irrigar.– O custo não é alto. Ele fica pela metade do custo de um hectare, e esse custo se dilui ao longo dos anos. O importante é este resultado imediato que está se tendo com essa irrigação, onde nós também largamos a fertirrigação junto com a irrigação – explica.

Pedro Marques conta que depois de apostar no projeto, aumentou a concentração de bois por área de dois para 17 animais:– Estes animais ficam 24 horas em cada piquete. Todos os dias eles são mudados e vão fazendo o rodízio. Ao prover mais alimento ao gado, tanto em quantidade como em qualidade, com a irrigação subterrânea cada hectare passa a ser melhor aproveitado, liberando as áreas de pasto degradadas para as atividades agrícolas ou florestais.

Assista à entrevista completa:


Fonte: CanalRural

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial