Agronegócio
Compartilhar

Boletim Agronegócio.net – Índices de segunda-feira, 24 de fevereiro 2014

Confira os índices do Boletim Agronegócio.net desta segunda-feira, 24 de fevereiro 2014.

Mandioca

Ainda que o volume de precipitações tenha sido baixo e ocorrido apenas em parte do Centro-Sul, produtores avançaram com a colheita da mandioca. A maioria dos agricultores precisa liberar áreas de arrendamento ou se capitalizar, enquanto outros temem desvalorizações ainda mais expressivas. Assim, a oferta de raiz aumentou e os preços recuaram novamente. Enquanto a disponibilidade de raiz aumenta, parte da indústria tem reduzido a produção para evitar acumular estoque. Nas farinheiras este quadro é mais evidente, com redução dos dias de trabalho ao longo da semana em algumas delas.

Ovos

Os preços dos ovos tiveram novas altas nos últimos dias, mas menos intensas que as observadas até a segunda semana de fevereiro. Segundo pesquisadores do Cepea, embora a oferta restrita continue impulsionando as cotações do produto, o típico desaquecimento da demanda na segunda quinzena do mês limitou os aumentos. Para esta semana, agentes consultados pelo Cepea relatam expectativa de retomada do ritmo das compras, visando o abastecimento para o carnaval. O volume de ovos ofertado, porém, segue bastante reduzido, o que pode gerar dificuldades no atendimento de uma maior procura. De modo geral, as temperaturas seguem elevadas, mantendo alto o índice de mortalidade de galinhas, além da perda de qualidade dos ovos. Somente em algumas regiões houve melhora no clima nos últimos dias e uma ligeira regularização na produção. De 14 a 21 de fevereiro, o preço médio do ovo tipo extra, branco, colocado na Grande São Paulo, subiu 1,8% – ante a forte alta de 12,5% no intervalo anterior (de 7 a 14 de fevereiro) –, com a média da caixa com 30 dúzias passando para R$ 63,22 na sexta-feira, 21.

Soja

O clima esteve mais favorável às lavouras de soja na semana passada. Chuvas foram registradas em quase todas as regiões produtoras, mas o volume hídrico ainda é deficitário em alguns estados, como São Paulo e Minas Gerais. Segundo pesquisadores do Cepea, no Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as chuvas vieram em bons volumes, mas, para os dois primeiros estados, ainda há necessidade de que as precipitações sejam mais constantes para que não prejudique o desenvolvimento do grão da atual safra. Segundo a Emater/RS, as chuvas das últimas semanas favoreceram a manutenção da umidade do solo das lavoras gaúchas. Assim, o grão tem se desenvolvido de forma satisfatória. Até o último dia 20, da área semeada, 1% já havia sido colhida. Para o Paraná, de acordo com o Deral/Seab, até o dia 16, cerca de 32% da área de soja safra 2013/14 já havia sido colhida.

Fonte:Cepea

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial