Agricultura
Compartilhar

Condições climáticas devem causar a falta de sementes de soja para a safra 2014/2015

O reflexo do excesso de calor e a falta de chuva no início de 2014 preocupam os produtores de soja que já começaram a se preparar para a safra 2014/2015. As condições climáticas desfavoráveis geraram alto índice de semente de soja verde, o que poderá ser um grande problema para a próxima safra.

O pesquisador da Embrapa José França Neto alerta que pode faltar semente para o plantio da safra 2014/2015. Segundo ele, em lotes de 20 toneladas de soja são aceitos até 9% de sementes de soja verde. Este ano, no entanto, os índices já superam 40%. A situação é séria, e não se restringe apenas às lavouras do Paraná.

– Esse ano tem ocorrências em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí. Em muitas dessas regiões a seca, associada à alta temperatura, está ocorrendo em campos de produção de sementes, e isso nos preocupa e muito. A nossa preocupação é que possa faltar. Hoje diversas associações de produtores de sementes estão pleiteando junto ao Mapa que sejam inscritos campos de emergência, para que tenha volume maior de semente. Se basear na semente inscrita. Pode ser que tenhamos problema de falta de semente para a próxima safra – alerta.– Baixa disponibilidade de água, e o grão vai ser de qualidade inferior. Vai ter problema de sementes no ano que vem. E grão, a indústria vai ter um trabalho extra pela presença de grãos verdes, que torna o processo mais complicado – conclui o chefe-geral da Embrapa Soja.

Fonte:Embrapa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial