Agricultura Orgânica
Compartilhar

Técnicos brasileiros e da União Europeia (UE) discutem acordo sobre produtos orgânicos

O debate ocorreu durante um encontro entre o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, e Hans-Christian Beaumond e Manuel Rossi, responsáveis pela área de agricultura orgânica na UE e para assuntos agrícolas na América Latina, respectivamente.

Na audiência, os técnicos mostraram a estrutura do processo de equivalência utilizado pela UE e apresentaram uma agenda de trabalho. Essa agenda será realizada em etapas, como a verificação de pontos comuns e divergências, que serão discutidas para o reconhecimento da equivalência.

caio rocha

Caio Rocha explicou que o procedimento pode trazer grandes vantagens comerciais para produtores brasileiros e europeus, na redução dos custos e da burocracia para a comercialização internacional de produtos orgânicos, com a simplificação do processo de certificação bilateral dos produtos orgânicos.

– A celebração de protocolos técnicos na produção de orgânicos que poderá servir de exemplo para outros produtos de interesse comercial do Brasil – disse ele.

Segundo o secretário, produtos orgânicos brasileiros como o cacau, café, chá e frutas fazem parte da pauta de interesse da UE. Em contrapartida, a UE tem sido fornecedora de vinhos, derivados de leite e azeite orgânicos, entre outros.

Fonte: Agência Estado

Foto: Valter Campanato/Abr

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial