Agronegócio
Compartilhar

Boletim Agronegócio.net – Índices de quarta-feira 18 de dezembro 2013

Confira os índices do Boletim Agronegócio.net desta quarta-feira, 18 de dezembro de 2013.

Algodão

O mercado de algodão em pluma está com a liquidez bastante fraca e os preços, estáveis. Entre 10 e 17 de dezembro, o Indicador CEPEA/ESALQ com pagamento em 8 dias seguiu estável, fechando a R$ 2,1259/lp nessa terça-feira, 17. Na parcial do mês, no entanto, o Indicador acumula alta de 0,62%. Segundo pesquisadores do Cepea, cotonicultores, com necessidade de “fazer caixa”, estão mais flexíveis em relação aos valores de venda e comerciantes negociam a pluma com maiores prazos para pagamento. Já agentes de indústrias mostram baixo interesse de compra para entrega imediata, afirmando ter estoque suficiente. No geral, os poucos negócios observados no mercado spot envolvem algodão de menor qualidade.

Arroz

A comercialização de arroz em casca continua lenta no Rio Grande do Sul, mas os preços ainda estão firmes. De 10 a 17 de dezembro, o Indicador ESALQ/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BM&FBovespa (Rio Grande do Sul, 58% de grãos inteiros) teve alta de 2,22%, fechando a R$ 36,44/sc de 50 kg na terça-feira, 17 – este é o maior patamar nominal de 2013. Pesquisadores do Cepea indicam que o impulso vem da retração de vendedores, que, neste momento, estão sem necessidade de “fazer caixa”. Do lado comprador, indústrias ofertam preços maiores no mercado spot, tanto para o arroz depositado como para o “livre” (armazenado nas propriedades rurais), na intenção de cumprir contratos com os mercados atacadista, varejista e de exportação.

Trigo

Com a demanda firme, a liquidez no mercado doméstico de trigo está maior, o que, inclusive, reduziu a pressão sobre os preços do cereal. Segundo pesquisadores do Cepea, muitos agentes de moinhos aproveitam as recentes quedas nos valores para recompor parte dos estoques para o período de final de ano. No entanto, agentes dessas indústrias moageiras adquirem o cereal com certa cautela, já que muitos acreditam em novas desvalorizações do trigo, pelo menos até meados de fevereiro/14. Quanto à safra nacional, a colheita está finalizada. A Conab aponta que a produção brasileira na temporada 2013/14 deve ser de 5,35 milhões de toneladas, volume 22,4% maior que a campanha anterior. Em relação à safra mundial de trigo, o USDA aponta que a produção deve ter um incremento de 8,4%, passando para 711,41 milhões de toneladas.

Fonte: Cepea

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial