Agronegócio
Compartilhar

Boletim Agronegócio.net – Índices de quart-feira, 05 de fevereiro 2014

Confira os índices do Boletim Agronegócio.net desta quarta-feira, 05 de fevereiro 2014.

Algodão

Os preços do algodão em pluma estão em alta no mercado brasileiro. No correr de janeiro, o Indicador CEPEA/ESALQ com pagamento em 8 dias acumulou expressiva elevação de 8%. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso vem dos baixos estoques, da demanda firme e da retração de parte de produtores, que está focada no cultivo da nova safra. As altas das paridades de exportação e importação, influenciadas pelos preços externos e pelo dólar, também favorecem a valorização da pluma no Brasil. Entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro, especificamente, o aumento foi de 0,5%, fechando a R$ 2,2998/lp nessa terça-feira, 4.

Agropecuária

A agricultura familiar já é responsável por 33% do Valor Bruto da Produção Agropecuária no Brasil, e soma mais de 4 milhões de unidades produtivas no país. Somente em 2013, foram disponibilizados para o setor mais de R$ 18 bilhões, mais do que o previsto inicialmente pelo governo.

Trigo

Moinhos brasileiros estão à espera da entrada do cereal do Mercosul, especialmente o argentino, para se abastecerem, pelo menos, para os próximos três meses. Nesse cenário, pesquisadores do Cepea indicam que a comercialização do trigo brasileiro está bastante lenta e, sem interesse comprador, as cotações internas têm sido fortemente pressionadas. Apesar das recentes quedas internas, o governo ainda não deve interferir sobre o mercado, já que as cotações no físico nacional ainda estão superiores ao mínimo estabelecido. Por outro lado, o movimento baixista pode ser amenizado no médio prazo, devido à baixa disponibilidade do cereal do Mercosul, o que tende a deslocar a demanda, principalmente de indústrias moageiras paranaenses e nordestinas, ao mercado interno.

Fonte: Cepea

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial