Agricultura
Compartilhar

Melancias cultivadas em estufas podem gerar mais lucro

melancia divulgaçao

Os produtores de melancia do Rio Grande do Sul estão prontos para a colheita da fruta, que ocorre no próximo mês. No entanto, agricultores apontam que um plantio antecipado, realizado em pequenas estufas, pode garantir mais lucro na safra.

Pensando no mercado, o produtor Denílson Jair de Campos, de Triunfo, resolveu produzir antes de seus concorrentes. Em 15 hectares de cultivo, o agricultor pretende colher 400 toneladas de melancia. Devido à seca na safra passada, ele quer recuperar os prejuízos que teve.

– Se tu conseguires colher a fruta bem cedo, 30 dias antes dos outros, já estás com a safra feita – explica o produtor.

A utilização da estufa auxilia na proteção da planta, que consegue se desenvolver em condições favoráveis de umidade e temperatura. A planta fica ao menos 30 dias condicionada, até ficar bem enraizada. O processo até a maturação é rápido. Porém, o investimento é alto, de R$ 3 mil a R$ 4 mil por hectare.

A colheita precoce, a partir de 15 de novembro, oferece um bom preço. Já a partir de 20 de dezembro, a oferta aumenta e a tendência é a baixa do preço. Em 2011, a área plantada no Estado foi de mais de 14 mil hectares e a produção chegou a 324 mil toneladas.

CANAL RURAL

Foto: Wikimedia Commons

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial