Sertanejo Raiz
Compartilhar

Eu sou Raul Torres, violeiro sim Sinhô

Filme sobre a vida de Raul Torres participa de festival internacional do Documentário Musical, confira!

O filme/documentário Eu sou Raul Torres, violeiro sim Sinhô, que conta a história e trajetória de um dos mais importantes compositores sertanejos, está participando do Festival Internacional do Documentário Musical.

De acordo com o diretor Leandro Ferrari, o Festival é um dos mais importantes do gênero do mundo e o documentário sobre a vida do compositor irá dividir a programação com filmes como Tropicália com Caetano Veloso e Gilberto Gil e Banda Sepultura que lança seu filme este ano.

O filme, que foi gravado em Bauru, Botucatu, São Paulo, Campinas, Pindamonhangaba e Pirajuí, terá uma última exibição ao público no próximo sábado, dia 24, às 15h30, na Matilha Cultural.

Eu sou Raul Torres, violeiro sim SinhôSinopse Eu sou Raul Torres, violeiro sim Sinhô

Raul Montes Torres (Botucatu, 11 de julho de 1906 — 12 de julho de 1970) foi um dos grandes compositores e pesquisadores da música caipira na primeira metade do século XX. Através de depoimentos de músicos e pesquisadores, o documentário relembra sua história e sua importância para o enraizamento da música caipira no cenário musical.

Em Botucatu, sua cidade natal, foi construído um monumento em sua homenagem, na Praça Comendador Emilio Pedutti, a Praça do Bosque, marco zero do município. O monumento apresenta Raul Torres empunhando sua viola, apoiado em um dos bancos da praça (foto).

Em 1940, escreve com Serrinha a clássica Saudades de Matão (“Neste mundo eu choro a dor, por uma paixão sem fim, ninguém conhece a razão por que eu choro no mundo, assim…”). Compôs mais de 100 canções, entre as quais a Moda da Mula Preta (“Eu tenho uma mula preta com sete palmo de altura…”).

Em 1945, começa a compor com João Batista Filho, mais conhecido como João Pacífico e, desta parceria, resultam as canções Pingo d’Água (“Eu fiz promessa pra que Deus mandasse chuva pra crescer a minha roça e vingar a criação…”); Colcha de Retalhos (“Aquela colcha de retalhos que tu fizeste, juntando pedaço em pedaço foi costurada…”); Mourão da Porteira (“Lá no mourão esquerdo da porteira, onde encontrei vancê pra despedi…”); e Cabocla Teresa (“Há tempos fiz um ranchinho, pra minha cabocla morar, pois era ali nosso ninho, bem longe desse lugar…”).

Ficha técnica do filme “Eu sou Raul Torres, violeiro sim Sinhô”

Direção: Leandro Ferrari e Daniel Figueira

Produção: Nidowilliam Spadotto

Direção de fotografia: Henrique Biazetti

Montagem: Luiz Fabiano Marquezin

Pesquisa: Daniel Figueira

Roteiro: Leandro Ferrari

Áudio e trilha sonora: Eduardo Marques

Operadores de Câmera: Henrique Biazetti, Leandro Ferrari, Daniel Figueira, Nidowilliam Spadotto, Luiz Fabiano Marquezin e Eduardo Marques

Exibição do filme “Eu sou Raul Torres, violeiro sim Sinhô”:
Sábado, dia 24, às 15h30 na Matilha Cultural – R. Rêgo Freitas, 542 – República, São Paulo – SP | Telefone: (11) 3256-2636

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial