Chitãozinho e Xororó
Compartilhar

A importância de Chitãozinho e Xororó para a música sertaneja!

A importância de Chitãozinho e XororóA dupla Chitãozinho e Xororó completou 40 anos de carreira em 2010, depois dessa data, ao longo de cinco anos os irmãos lançaram no mercado cinco trabalhos diferentes: um CD/DVD ao lado de cantores do sertanejo universitário (A Nova Geração), em 2011 gravaram outro CD/DVD com convidados de diferentes gêneros, que fizeram parte da trajetória da dupla (Entre Amigos) e em 2012 fizeram mais uma gravação de um CD/DVD de um show sinfônico em parceria com o maestro João Carlos Martins (Sinfônico), em 2013 gravaram um CD/DVD acústico ao vivo, com produção de Fernando Zor (Do Tamanho do Nosso Amor) e em 2014 lançaram um álbum com releituras da obra de Tom Jobim (Tom do Sertão).

A importância de Chitãozinho e XororóEmbora a proposta de lançamento desses trabalhos fosse audaciosa, devido a dificuldade de comercialização de produtos físicos nos últimos tempos, Chitãozinho e Xororó acreditaram que os álbuns seriam bem recebidos pelo público e ainda que auxiliariam na sua trajetória e, de fato, foram.

A dupla lançou ainda no mesmo período, o livro “Talento, Pioneirismo e Sucesso”, que foi lançado em uma edição luxuosa.

A importância de Chitãozinho e Xororó

Todos esses produtos com a marca da dupla serviram para mostrar a importância de Chitãozinho e Xororó na modernização da música sertaneja, inclusive auxiliando para que as mudanças do gênero fossem aceitas nos grandes centros urbanos, rádios e, também por diferentes classes sociais.

A importância de Chitãozinho e XororóProva disso é o fato de que “Fio de Cabelo”, lançada em 82, foi um divisor de “águas” para o mercado musical sertanejo e, ao longo dos anos 80, 90 e 2000, o Brasil deixou de ter a produção cultural/musical carioca, como papel principal, passando a reconhecer que existia também um perfil rural, culminando com o arrebatador sucesso do gênero Sertanejo nos últimos seis anos.

Quando Chitãozinho e Xororó iniciou a carreira, os artistas sertanejos se apresentavam em caravanas, comitivas e outros tipos de pequenos e médios eventos. Hoje em dia, o estilo domina a grade musical nacional, seja em rádio, televisão, internet ou em shows, chegando inclusive a realizar no final de 2015, um evento internacional de Sertanejo, o Brahma Valley, no coração de São Paulo (Jockey Club), que teve a participação de 40 artistas (nacionais e internacionais), inclusive com a participação da dupla Chitãozinho e Xororó.

Se engana quem pensa que os irmãos estão ligados somente com a sonoridade do passado, muitas influências se misturam nas produções atuais dos cantores, inclusive, o penúltimo trabalho da dupla, lançado em 2013, “Do Tamanho do Nosso Amor” teve a produção de Fernando Zor, que faz dupla com Sorocaba. A proximidade com a nova geração ampliou os horizontes da dupla, enriquecendo ainda mais sua experiências sonoras.

A importância de Chitãozinho e XororóPara 2016, muitas novidades estão por vir, inclusive a gravação de um CD/DVD com a dupla Bruno e Marrone, que deverá selar a amizade e a parceria no palco, já que os amigos se apresentam juntos desde 2013, quando fizeram um primeiro show na Festa do Peão de Barretos.

Por essas e outras que devemos sempre lembrar do passado, para entender o presente e facilitar na compreensão do futuro. A dupla Chitãozinho e Xororó é um exemplo de que, para se ter uma carreira sólida e de sucesso, é preciso ter muita dedicação, visão e amor no que se faz.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial