Mangalarga Paulista
Compartilhar

Exposição do Mangalarga na Expoagro Guaxupé é uma das maiores de todo o país

expoguaxupe 2012 mangalarga marchador 1

Exposição do Mangalarga na Expoagro Guaxupé é uma das maiores de todo o país

Desde sexta-feira, 06, o Parque de Exposições da Expoagro Guaxupé recebe criadores e proprietários de animais da raça Mangalaga para a tradicional Exposição promovida pelo Núcleo Mangalarga Sul de Minas e Média Mogiana. O evento recebeu 167 animais e já é considerado um dos maiores do país.

Uma das principais atrações do primeiro final de semana da Expoagro Guaxupé, a Exposição Mangalarga teve um grande aumento no número de participantes com relação ao ano passado e registrou 167 animais em pista. Promovida pelo Núcleo Mangalarga Sul de Minas e Média Mogiana, com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais, a mostra contou com julgamentos de morfologia, disputas de andamento e as tradicionais provas funcionais da raça, com chancela da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga (ABCCRM).

Segundo o presidente do Núcleo, o criador Leandro Pasqualini de Carvalho, a expectativa de se ter concorridos julgamentos e um plantel de elevada qualidade se confirmou novamente e faz da Exposição de Guaxupé uma importante prévia da principal mostra da raça, a Nacional, que este ano acontecerá no final de setembro.

expoguaxupe 2012 mangalarga marchador 2

Inovando este ano com a realização do Leilão Pérolas do Mangalarga, durante o período da Exposição, o Núcleo acredita que o pregão incentivou a vinda de um número ainda maior de criadores no evento.

“Além disto, nós também tivemos este ano um apoio maior do Sindicato dos Produtores Rurais de Guaxupé, oferecendo toda infra-estrutura necessária, desde a quantidade de baias, como as melhorias no local onde realizamos a exposição. Aproveito aqui para agradecer o Sindicato, em nome do presidente Maé, pela colaboração, que viabilizou realizarmos esta destacada Exposição em Guaxupé”, disse Leandro.

A qualidade dos animais também foi ressaltada por Leandro, além da presença de criadores de diversos Estados brasileiros, como Pará, São Paulo, Paraná e Goiás. “O evento está sendo um sucesso e Guaxupé já está sendo carinhosamente sendo chamada de La Bombonera. Também não podemos deixar de destacar o resultado do leilão, com todos produtos vendidos, e a média de R$ 33 mil, número considerado muito bom entre todos”.

Além do julgamento da classe geral, a mostra conta com disputas exclusivas para as categorias de pelagens raras na raçaa Mangalarga, como a pampa, a alazã amarilha, a castanha, a tordilha e a preta ou zaina. O evento, que segue até domingo, 08, abrirá também um importante espaço para a garotada e para os criadores com a realização, e, no último dia, acontecem as aguardadas provas das categorias mini-mirim, mirim e do Patrão.

Fotos: André Monteiro

Veja também:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial