Sertanejo Raiz
Compartilhar

Violeiro Paulo Freire conta seus causos no “Mais Caminhos”

Pedro Leonardo e Aline Lima conversam com o músico que adora contar histórias com a viola e já produziu trilhas para novelas e minisséries

A viola caipira é um instrumento típico brasileiro que tem muitas variações. O convidado do Mais Caminhos do último sábado (16) , o Violeiro Paulo Freire, é um especialista no assunto. Considerado um dos maiores violeiros do Brasil, Paulo Freire já produziu trilhas para novelas e minisséries da Rede Globo. Ele abriu sua casa para o Pedro Leonardo e a Aline Lima, mostrou seus instrumentos, tocou muita música e contou causos para começar bem o fim de semana.

Violeiro Paulo Freire conta seus causos no 'Mais Caminhos' Viola de cocho, viola de buriti, viola de cabaça e muitas outras. Paulo mostrou tudo isso durante a prosa boa. A paixão do violeiro, segundo ele, começou com sua admiração pelo que os violeiros nordestinos faziam nas folias de reis e na festa do divino, transformando o sertão em música. “Eu fui me apaixonando cada vez mais, e o som da viola eu acho que é bacana porque leva a gente ao campo”, conta.

Dentre as diversas trilhas produzidas para novelas, séries e minisséries da Rede Globo, Paulo Freire conta que tem “um carinho muito grande”, para o que produziu para a série dos tropeiros que tocavam viola e contavam causos do campo. “Quando ligaram para mim, o pessoal do Globo Rural falou assim ‘Paulo, tem um trabalho para você que é assim: você tem que contar causo, tocando viola e sentado em cima de uma mula’, e eu falei, ‘não dá para ser uma coisa de cada vez?’”, conta rindo.

Violeiro Paulo Freire – Escritor

Além do talento musical, Paulo também tem inclinação pela escrita. Ele escreveu “Eu Nasci Naquela Serra – A História de Angelino de Oliveira, Raul Torres e Serrinha”, três grandes compositores brasileiros.

A união da literatura com a música se traduziu no trabalho “Violinha Contadeira”, um CD de causos e músicas para a criançada. “Eu adoro contar história para criança, porque criança não mente, se ela não gosta, ela não gosta!”, disse rindo.

CLIQUE AQUI para ler a matéria completa

Por: EPTV

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial