Sertanejo Raiz
Compartilhar

Sertanejo Raiz – A história de Peão Carreiro

Sertanejo Raiz – A história de Peão Carreiro

Olá amigo, fã do site Sertanejo Oficial e amante da música sertaneja, hoje você vai conhecer um pouco da história do Saudoso e inconfundível Diplomata Peão Carreiro e seus parceiros. Sempre contando com a ajuda da pesquisadora e jornalista Sandra Peripato.

Manoel Nunes Pereira (Peão Carreiro), nasceu em Mirassolândia, no interior do estado de São Paulo, em 06 de setembro de 1932, e faleceu em 13 de maio de 1999, em Londrina, no estado do Paraná, onde está sepultado.

peao carreiro 2

Iniciou a carreira em 1957. Foi proprietário do Circo Real Espanha, cujo sócio era Tuté Balieiro. A primeira dupla formada por Peão Carreiro foi com Zé Gregório. Depois com Pardinho, Mulatinho, Praense, Paraíso, Zé Paulo, Praiano e Sampaio.

José Dercídio dos Santos (Praense), nasceu em Cambé, no estado do Paraná, no dia 06 de julho de 1943. Ainda na infância, mudou-se para Aparecida D´Oeste/SP, onde aprendeu a tocar violão e a cantar as músicas que eram sucessos de grandes nomes da música raiz, dos quais era apreciador. Foi também nessa mesma época que José Dercídio descobriu seu talento para a composição.

Pouco tempo depois, José Dercídio trocou Aparecida D´Oeste pela cidade de Cianorte/PR, onde formou com Ado a primeira dupla “Ado e Praense”. Em 1978, formou dupla com o Peão Carreiro. A nova dupla “Peão Carreiro e Praense gravou vários discos de sucesso.

Em 1983 formou dupla com Paraíso (José Plínio Transferetti) nasceu em 01 de junho de 1947 na cidade de Elias Fausto, SP, ano seguinte a separação da dupla com Tião Carreiro.

A Dupla Peão Carreiro e Zé Paulo se formou no ano de 1984, ocasião na qual o Peão Carreiro já vinha de uma bem sucedida carreira de compositor e intérprete, desde 1957.

Luiz Scatampulo (Zé Paulo) nasceu no dia 28 de janeiro de 1943 em Cambé, Paraná. Zé Paulo havia sido parceiro de Pimentel, com quem gravou um LP em 1983.

Nesse ano de 1984, nascia a dupla Peão Carreiro e Zé Paulo e gravaram 5 discos e se desfez em 1993, pouco antes de completar 10 anos de carreira.

Em 1994, Peão Carreiro formou dupla com o Praiano, que já havia sido parceiro do Tião Carreiro, com quem havia gravado um LP, em 1992. Peão Carreiro e Praiano gravou 2 LP’s.

Zé Paulo, por sua vez, chegou a formar dupla com o Tinoco, em 1995 e gravou com ele um disco (o primeiro CD que Tinoco gravou após o falecimento de seu irmão e parceiro Tonico). A dupla Tinoco e Zé Paulo fizeram muitos shows em diversos lugares do Brasil. Em junho de 1996, porém, eles decidiram seguir outros rumos.

Distante dos palcos, Zé Paulo reside atualmente em Maringá/PR, aposentado da carreira artística.

Em 1998, Peão Carreiro voltou a formar a dupla com o Praense, e gravou mais um CD. No ano seguinte gravou seu ultimo trabalho com Sampaio (Gentil Aparecido da Silva, nascido em 1950 em Uraí-PR), Sampaio que estava separado da parceria com Teodoro. Peão Carreiro e Sampaio estavam em andamento com o novo projeto e disco recém lançado quando Peão Carreiro faleceu em 13 de maio de 1999.

Atualmente Sampaio canta com Teodoro, Paraíso faz dula com Mococa, Praense com Tenório e Praiano com Rodrigo Mattos.

Com uma fantástica história de canções de sucesso ao lado de seus diversos parceiros destaco: “Nosso Dilema”, “Parede e Meia”, “Quarto Vizinho”, “A Funcionária”, “Sonho Falado”, “Amor Escondido”, “Seguindo Seus Passos”, “Pergunte a Ela”, “Porta do Mundo”, “Quarto de Porão”, “Mulher Mal Amada”, “Berrante da Saudade”, “Falando com Deus”, “Porteiro de Hotel”, “Coração de Cera”, “Crises de Ciúmes” (abaixo) entre outros.

Tendo a voz bem parecida com a de seu pai, o filho do Peão Carreiro também formou algumas dupla levando os sucessos do Pai adiante. Atualmente se apresenta como Peão Carreiro Filho ao lado de Silvano.

Semana que vem tem mais curiosidades e histórias da nossa música sertaneja, grande abraço.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial