Pecuária
Compartilhar

Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) avalia circulação viral da febre aftosa no estado

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizará durante o mês de junho, em todo o Estado, um monitoramento sorológico de circulação do vírus da febre aftosa. O objetivo é apoiar a certificação de ausência de circulação viral em Minas Gerais, que é uma zona livre com vacinação. Estão previstas 7.008 coletas de amostras de soro em 169 municípios e 219 propriedades selecionadas. As análises serão realizadas pelo Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro/MG).

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, explica que o com este estudo será possível conferir a condição sanitária dos rebanhos e atender os requisitos do mercado para exportação.

“A ação também é importante para manter o status de zona livre de febre aftosa com vacinação perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”, afirma.

A realização dos estudos sorológicos segue determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e será efetuada por todos os Estados que integram a zona livre de febre aftosa com vacinação, reconhecidos internacionalmente. Além de Minas Gerais, os estados envolvidos nos estudos são Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e parte das zonas livres do Amazonas e Pará.

Fonte:IMA

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial