Agronegócio
Compartilhar

FAO alerta sobre doença que ameaça produção mundial de bananas

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) alertou para uma potencial e massiva destruição da produção de bananas diante de uma doença que se espalha da Ásia para a África e o Oriente Médio.

A FAO disse que uma nova cepa TR4 do mal-do-Panamá, doença provocada por um fungo e que dizimou grande parte da produção de banana da América Central e do Sul no passado, já atingiu dezenas de milhares de hectares do Sudeste Asiático e tem sido relatada na Jordânia e em Moçambique.

A doença é “uma séria ameaça à produção e exportação de bananas”, a quarta mais importante cultura alimentar para os países menos desenvolvidos do mundo e uma fonte de receita importante para os agricultores pobres, disse a FAO em um relatório. Não há cura para a TR4, que afeta particularmente a variedade “Cavendish”, que responde por 47% da produção mundial de banana.

A doença afeta as plantas, mas não as bananas em si. Mas a única solução quando o fungo atinge a cultura é cortar as árvores, cavar trincheiras entre as plantas para evitar a sua propagação e impor rigorosas medidas de quarentena.

Os principais produtores na América Latina, incluindo o Equador (o maior produtor), até agora não foram afetados pela nova cepa do mal, mas a FAO advertiu que “há risco potencial”.

Gert Kema, diretor do programa de pesquisa sobre banana na Universidade de Wageningen, na Holanda, e que coordena um site sobre a doença (Panamadisease.org), disse que as bananas disponíveis nos mercados europeu e americano não foram afetadas pela doença porque seus principais fornecedores foram a América Latina. Mas Kema acrescentou que a indústria é relutante em perceber a dimensão do problema, além de ter dependência excessiva sobre a variedade “Cavendish”.

O site “Panamadisease.org” estima que a cultura no mundo movimenta cerca de US$ 5 bilhões e mais de 100 milhões de toneladas de bananas são comercializadas por ano.

Fonte:ValorEconômico

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial