Agronegócio
Compartilhar

Negociação entre Brasil Estados Unidos sobre contencioso do algodão pode evitar retaliação aos produtos americanos

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo, acredita que ainda há espaço para uma negociação entre Brasil e Estados Unidos, para evitar a retaliação aos produtos norte-americanos, em função do descumprimento do acordo do contencioso do algodão.

Segundo o diretor-geral da OMC, 90% dos casos são resolvidos na fase de consulta e apenas 10% vão a litígio, como no caso do contencioso do algodão. Há quatro anos, o Brasil ganhou na OMC o direito de impor medidas contra produtos norte-americanos, mas um acordo foi feito, prevendo o repasse de US$147 milhões por ano, até que o governo dos Estados Unidos revisse a lei agrícola e corrigisse os subsídios dados aos produtores daquele país. Os repasses, no entanto, estão suspensos desde setembro, quando deveria ter sido aprovada a nova Farm Bill. O Brasil estuda quebrar patentes norte-americanas e deverá tomar uma decisão em fevereiro, após consultas públicas.

Fonte: Canal Rural

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial