Pesca
Compartilhar

Marisqueiras, pescadores e piscicultores recebem linha de crédito na Bahia

Marisqueiras, pescadores e piscicultores familiares da Bahia terão, a partir de novembro, acesso a crédito barato para investir em seus projetos produtivos. Trata-se do Programa Crédito Assistido, que passa a ter uma linha especial para a cadeia produtiva da pesca. A ação é uma parceria entre a Bahia Pesca, a Secretaria de Agricultura da Bahia e o Banco do Nordeste.

“A linha de crédito pode chegar até R$ 15 mil e será direcionada para projetos estruturantes que atendam aos princípios de responsabilidade socioambiental e sejam economicamente viáveis”, explica o Presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, lembrando que a iniciativa faz parte do Plano Safra do Governo Federal, que visa estimular o desenvolvimento do setor por meio de linhas de crédito para o aumento de produção e a geração de emprego e renda.O diretor técnico da Bahia Pesca, Antônio Almeida Júnior, acrescenta que serão disponibilizados mais de R$ 4 bilhões em empréstimos para pescadores e aquicultores de todo o Brasil.

“Os beneficiados contarão com assistência técnica da Bahia Pesca para melhor aplicação dos recursos em seus projetos, além de juros menores e prazos estendidos para pagamentos”, completa.Os primeiros créditos para o setor da pesca serão disponibilizados a cerca de 100 famílias de marisqueiras de Maragogipe, que já estão com seus projetos em fase de contratação no Banco do Nordeste. “Outros 214 projetos dos municípios de Vera Cruz, Saubara, Cachoeira e Itaparica estão sendo analisados”, afirma Cássio Peixoto.

A Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia também já está trabalhando na identificação de outros projetos viáveis nas cidades de Nazaré, Salinas da Margarida, Vera Cruz, Saubara, Cachoeira e Itaparica.Para estarem aptos a receber o crédito, pescadores e marisqueiras devem possuir o Registro Geral da Pesca, ter a Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e atuar no recôncavo baiano e na Baía de Todos os Santos. A emissão da Declaração será feita pela Superintendência Federal da Pesca na Bahia e pela EBDA, parceiras do programa.

Fonte: Seagri

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial