Meio Ambiente
Compartilhar

Como preservar a Mata Atlântica de maneira sustentável

Como preservar a Mata Atlântica

Como preservar a Mata AtlânticaPoderíamos passar horas escrevendo sobre a importância da Mata Atlântica, contudo, para demonstrar essa importância na prática, podemos citar apenas alguns fatores que influenciam diretamente a vida de 120 milhões de pessoas, que vivem nesse Bioma. Para começar, a preservação da Mata Atlântica está diretamente ligada a manutenção das nascentes e fontes, regulando o fluxo dos mananciais d´água que abastecem as cidades e comunidades do interior. A Mata Atlântica ajuda também a regular o clima, a temperatura, a umidade, as chuvas, assegurando a fertilidade do solo e protegendo escarpas e encostas de morros contra erosões e deslizamentos.

Como preservar a Mata Atlântica de maneira sustentável

Como podemos observar, é importante e vital encontrar uma maneira sustentável de coexistir com o Bioma. Pensando nisso, a  EMBRAPA e os pesquisadores Gabriela Arruda Canosa e Luiz Fernando Duarte de Moraes, disponibilizaram, gratuitamente, uma publicação que traz uma lista de espécies arbóreas da Mata Atlântica, organizadas de acordo com os serviços ecossistêmicos que fornecem. Esse trabalho permite uma possibilidade interessante para os agricultores se beneficiarem, de maneira sustentável, de suas áreas de mata nativa ou de reflorestamento, assegurando assim a preservação da floresta. Segundo os pesquisadores:

“A partir das oportunidades oferecidas pela nova legislação, é possível pensar em estratégias e modelos que valorizem a presença dos componentes arbóreo e arbustivo nas posses e propriedades rurais. A possibilidade de obter renda nas áreas de Reserva Legal e mesmo nas Áreas de Preservação Permanente, no caso de pequena propriedade ou posse rural familiar, pode estimular a adoção de sistemas de produção que priorizem práticas agroecológicas e incluam a alternativa de exploração de recursos florestais.

O uso econômico da área de Reserva Legal, por exemplo, é permitido a partir da exploração agroflorestal e do manejo sustentável da vegetação florestal, para obtenção de produtos florestais não madeireiros, como frutos, cipós, folhas e sementes. Ainda nesse contexto, é permitida a exploração florestal seletiva nas modalidades de manejo sustentável sem propósito comercial para consumo na propriedade e manejo sustentável para exploração florestal com propósito comercial. Nesse contexto, a presente lista inclui informações sobre espécies arbustivas que podem ser importantes para a condução da regeneração natural e que tragam benefícios adicionais aos produtores rurais. Além disso, a extensa quantidade de espécies que compõem a lista recomenda que haja um esforço contínuo de profissionais e instituições em localizar essas espécies, fazer sua correta identificação e fomentar sua produção.

Seja qual for o objetivo, conhecer os serviços e produtos potenciais a serem oferecidos pelas espécies traz um importante suporte ao processo de seleção de espécies florestais. Dessa forma, a lista de espécies apresentada neste documento pretende contribuir para a viabilização de modelos de restauração e adequação ambiental de propriedades rurais da Mata Atlântica que consigam efetivamente garantir a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade sem trazer prejuízos à produção agropecuária.”

BAIXE AQUI a publicação que explica como preservar a Mata Atlântica de maneira sustentável

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial