Cavalo Crioulo
Compartilhar

Cavalos gêmeos da raça crioula

Cavalos gêmeos da raça crioula nascem no Rio Grande do Sul

Cavalos gêmeos da raça crioula

Cavalos gêmeos da raça crioula

Um fato raro aconteceu em janeiro, na  cidade de Mata, no Rio Grande do Sul. Uma égua, da raça crioula, deu à luz equinos gêmeos.

De acordo com proprietária dos animais, Mariana Novack, a égua SJ Nadadeira pariu dois machos, filhos de Festivo de Santa Edwiges.

O caso é considerado raro entre a raça. Segundo a médica veterinária e presidente da Associação Paulista de Buitaria, Camila Freitas Batista, normalmente a égua aborta pelo fato de o útero não conseguir alimentar dois animais ao mesmo tempo.

“É raro haver o nascimento de potros gêmeos. Em geral, a égua aborta pois o útero não consegue ‘alimentar’ os dois. Se nasceram normais, não há recomendação especial a não ser ver se a égua tem leite suficiente pros dois. Um deles, ou os dois, poderia ter nascido fraco. O que não me parece ser o caso”, afirma Batista.

A doutora diz ainda que é necessário verificar as condições da égua para amamentar os dois filhotes. “Se a égua não tiver leite suficiente para os dois, eles devem ser alimentados por mamadeira”, completa.

Com informações de Rural BR

Foto: Mariana Novack

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial