Tião Carreiro e Pardinho
Compartilhar

Medalha Tião Carreiro é aprovada em primeira votação na Câmara de Goiânia

Os vereadores de Goiânia aprovaram em primeira votação, na terça-feira (6), a criação da Medalha Tião Carreiro – o Rei da Viola, que irá homenagear cantores sertanejos. O projeto de lei prevê que cada parlamentar indique um artista ou dupla para receber a Medalha Tião Carreiro, em uma sessão realizada anualmente, em outubro, mês de morte do sertanejo.

Medalha Tião Carreiro

Foto: Divulgação/ Câmara Municipal de Goiânia

A resolução tramita na Comissão de Educação, Cultura e Ciência. Em seguida, passará por segunda votação no Plenário da Casa. Se aprovado pelos vereadores, o projeto de lei da Medalha Tião Carreiro segue para a sanção do prefeito da capital.

Para a autora do projeto, a vereadora Célia Valadão, a Medalha Tião Carreiro é uma forma de valorizar a cultura sertaneja. “Eu quis, de uma forma carinhosa, fazer uma homenagem a todos aqueles que exercem essa atividade”, explica.

Sobre a Medalha Tião Carreiro

A Medalha Tião Carreiro deverá ser na cor prata, com 4,5 cm de diâmetro e 2,5 mm de espessura. Conforme o projeto de lei, na frente da condecoração deve estar escrito Medalha Tião Carreiro – o Rei da Viola. Abaixo desta mensagem, deverá constar as datas de nascimento e de morte do músico.

A Medalha Tião Carreiro será acompanhada de fita e abotoadeira verdes. Apesar da descrição, ainda não há um esboço da condecoração.

Sobre Tião Carreiro

José Dias Nunes, o Tião Carreiro, nasceu em Montes Claros, Minas Gerais no dia 13 de dezembro de 1932. Ainda criança veio para o interior paulista onde viveu com a família na região de Araçatuba. Morreu no dia 15 de Outubro de 1993.

Medalha Tião Carreiro

Foto: reprodução

Antes de ser chamado de Tião Carreiro, José, havia se apresentado como Zezinho, junto com Lenço Verde e Palmeirinha, depois Coqueirinho com Tietêzinho. Também adotou os nomes de Zé Mineiro e João Carreiro, para depois virar o grande Tião Carreiro.

O nome Tião Carreiro veio em definitivo no ano de 1957 sugerido pelo compositor… CLIQUE AQUI para continuar a ler o Texto.

Por: Sertanejo Oficial com informações do G1

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial