Agricultura Orgânica
Compartilhar

Embrapa ensina crianças a cultivarem morango no sistema orgânico

A Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves (RS), está ensinando crianças do município a cultivarem morango no sistema orgânico. Por meio do projeto, a unidade de pesquisa dá às escolas todo o aparato necessário para o cultivo do morango, que será feito pelas crianças. Fornecem-se as mudas de morangueiro, o substrato sobre o qual elas serão plantadas, os vasos que conterão substrato e muda e a estrutura específica para plantio, coberta plasticamente (como uma pequena estufa), além de cartilha explicando o passo a passo do cultivo orgânico de morango. Nela, são detalhados, entre outros aspectos, as principais doenças e pragas que atacam o fruto, bem como os meios para controlá-las, os cuidados necessários para a produção e sua frequência e o ponto de colheita. Afora isso, no dia da implantação do experimento, técnicos da Embrapa explicaram os conteúdos para os estudantes. Até o final do ano, quando os alunos poderão colher e provar os frutos, esses profissionais têm a incumbência de visitar as escolas uma vez por semana, para orientar as crianças e acompanhar a evolução do cultivo.

Além de repassar aos estudantes fundamentos sobre uma modalidade agropecuária sustentável, a Embrapa Uva e Vinho está, com o projeto, transferindo à sociedade tecnologias com as quais trabalha. Tratam-se do uso de substrato e de coberturas plástica, além das estratégias de controle orgânico de doenças e de pragas, observa a coordenadora da ação educativa, analista da unidade de pesquisa Anelise Sulzbach.

– A ação, de uma parte, tem como objetivo aproximar as crianças do conceito de produção orgânica sem agrotóxicos; de outra, fazer com que se deem conta do trabalho do agricultor, valorizando-o, afinal, serão mais de dois meses de cultivo até que possam colher seus próprios moranguinhos – comenta Anelise, que acrescenta que as escolas ficarão com as estruturas, podendo dar continuidade ao cultivo por conta própria em próximos anos.

morango organico

A atividade, denominada Ação educativa do projeto Embrapa 40+20: morangos orgânicos, acontece em comemoração às quatro décadas de fundação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, completadas este ano. Ações nos mesmos termos acontecem em todo o país, tendo por objetivo executar um projeto de pesquisa nas escolas, utilizando informações e tecnologias geradas por unidades da Embrapa. As escolas participantes de todo o país concorrem entre si. A selecionada da Região Sul receberá como prêmio passagens para que um aluno e um professor da turma viajem para Brasília (DF), em abril de 2014, para participar do evento Ciência para a Vida. Além disso, o estabelecimento de ensino receberá um kit de publicações para sua biblioteca.

Fonte:EMBRAPA Uva e Vinho (RS)

Foto: Divulgação/Embrapa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial