Agricultura Orgânica
Compartilhar

Produção de hortaliças orgânicas no Rio de Janeiro é viabilizada por compostagem de resíduos

O Rancho São Francisco, em Teresópolis (RJ), é um dos maiores produtores de hortaliças processadas para os restaurantes da cidade do Rio de Janeiro. Há quase três anos, o proprietário Francisco Epifânio procurou a Embrapa Solos, na capital fluminense, para dar um destino ecologicamente correto aos resíduos. Vale lembrar que, na produção de hortaliças, é comum até 50% do que é colhido não ser aproveitado. Além disso, muitos donos de restaurantes cobravam de Epifânio a oferta de produtos orgânicos certificados.

Com orientação do pesquisador Caio Teves, da Embrapa Solos, o Rancho montou um pátio de compostagem, no qual as sobras de hortaliças se decompõem biologicamente produzindo o composto orgânico, que é usado como adubo. O processo evita que esse resíduo seja descartado e também proporciona um adubo orgânico de boa qualidade para utilização no próprio Rancho. Com pouco tempo, a compostagem passou a funcionar plenamente, mas, no final de 2012, devido à mudança de funcionários no Rancho e o grande aumento na demanda, o processo passou a enfrentar problemas como a produção de chorume e mau cheiro.

– Após efetuar algumas mudanças como adequação da dimensão e formato das leiras (pequenos montes retangulares onde os resíduos se decompõem), ajuste da mistura de esterco com as sobras de hortaliças, instalação de sistema de drenagem e outros detalhes da técnica de leiras estáticas que é adotada, as leiras voltaram a aquecer até 60°C, e conseguimos colocar o processo de volta nos trilhos – diz Teves.

Atualmente, o Rancho São Francisco produz e processa entre seis e dez toneladas de hortaliças por dia. Graças à compostagem, metade desta quantidade deixou de ser depositada nos lixões e, agora, é base na produção de hortaliças orgânicas.

Fonte:Embrapa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial