Almir Sater
Compartilhar

Um Pouco da história de Almir Sater

um pouco da historia de almir sater

Um Pouco da história de Almir Sater.

Nascido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 14 de novembro de 1956, Almir Eduardo Melke Sater cresceu ouvindo a música pantaneira, entretanto (e paradoxalmente), foi no Rio de Janeiro, para onde se mudou com o objetivo de estudar Direito, que o jovem descobriu a viola caipira e se deixou seduzir pelo instrumento.

Desistiu de ser advogado e foi aprender a tocar viola – chegou a ter aulas com o próprio Tião Carreiro. De volta a Campo Grande, formou a dupla Lupe e Lampião, com a qual não teve êxito.

Foi em São Paulo que encontrou terreno fértil para que sua música vicejasse: depois de acompanhar as cantoras Tetê Espíndola e Diana Pequeno, lançou o primeiro disco solo, Almir Sater, que saiu pela Continental em 1981, foi vencedor de dois prêmios Sharp,com as canções Moura e Tocando em Frente.

Dono de um talento ímpar e versatilidade, como cantor, compositor, violeiro e exímio instrumentista,único a cantar em Nashville-USA,(1988), considerado o berço da música country americana,sua música é descrita como folk brasileiro, agrega uma sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas, o folk norte-americano e com influências das culturas fronteiriças do seu estado, como a música paraguaia e andina;

E o resultado é único, ao mesmo tempo reflete traços populares e eruditos, despertando a atenção de públicos diversos.

O Músico possui um carisma inexplicável , sua personalidade simples, faz com que continue a arrastar multidões em suas apresentações, sendo, um dos artistas mais requisitados, para shows, congressos, feiras, festas juninas, casas de espetáculos e eventos corporativos;

Primeiro violeiro a abrir o Free Jazz Festival, em 1989, Almir Sater foi convidado a participar, como ator, da telenovela Pantanal, da TV Manchete, que o projetou nacionalmente em 1990. A experiência bem-sucedida rendeu outros convites para atuar em Ana Raio e Zé Trovão (1991), O Rei do Gado (1996) e Bicho Solto (2006), as duas últimas pela Rede Globo.

Paralelamente aos trabalhos na TV, o músico continuou compondo e consagrou sua parceria com Paulo Simões (Trem do Pantanal) e Renato Teixeira (Tocando em Frente), gravadas por eles mesmos e por intérpretes dos mais variados ramos, como Sérgio Reis e Maria Bethânia.

Além da multiplicidade de talentos, o artista é defensor do meio ambiente, sempre engajado em projetos de cunho sócioambiental, estimulando à conscientização e “atitudes verdes” para a melhoria do nosso planeta, assim como a qualidade de vida dos pantaneiros.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial