Tonico e Tinoco
Compartilhar

História de Tinoco

Conheça um pouco da história de Tinoco, que junto ao seu irmão Tonico, formou uma das mais importantes duplas culturais do nosso Brasil.

Olá amigos do site Sertanejo Oficial e fãs do Sertanejo Raiz. Hoje nós vamos contar um pouco da História de Tinoco, que junto ao seu irmão Tonico, formou uma das mais importantes duplas culturais do nosso Brasil.

História de TinocoNascido em uma fazenda na cidade de Botucatu (SP), que hoje pertence ao município de Pratânia, em 19 de novembro de 1920, José Perez, o Tinoco, formou ao lado de seu irmão Tonico, uma das, se não a mais conhecida dupla sertaneja do Brasil.

O gosto pela cantoria veio dos avôs maternos Olegário e Izabel, que alegravam a colônia com suas canções, ao som de uma antiga sanfona. A primeira música que aprenderam foi “Tristeza do Jéca”, em 1925. Mas foi em 15 de agosto de 1935, que a dupla fez sua primeira apresentação profissional. Foi na festa da Aparecidinha, no município de São Manuel (SP). Tonico, Tinoco junto com o primo Miguel, formavam o ” Trio da Roça “.

Nos idos dos anos 30, Tonico e Tinoco alegravam festas e bailes de São João. Os rapazes com suas calças cumpridas e camisas xadrez e as meninas com seus vestidos de chita e uma flor bonita e cheirosa nos cabelos. A esperança dos moços e moças era arrumar um namoro e foi, num desses bailes, que Tonico apaixonou-se por Zula, filha de Antônio Vani, administrador da fazenda. O pai proibiu o namoro e magoado, Tonico compôs ” Cabloca “.

História de Tinoco – Sertanejo Oficial

História de TinocoEm janeiro de 1941, a dupla chega de mala e cuia a São Paulo. Tinoco foi trabalhar num depósito de ferro velho e Tonico comprou uma enxada e foi ser diarista nas chácaras do bairro de Santo Amaro.

E foi durante uma apresentação no programa ” Arraial da Curva Torta ” que o Capitão Furtado, sobrinho de Cornéliu Pires e apresentador do programa e também lendário divulgador da música sertaneja disse que uma dupla tão original, com vozes gêmeas, não poderia ter nome espanhol. Batizou-os, na hora, de Tonico e Tinoco. Já o título de ” A Dupla Coração do Brasil “, surgiu em 1951, quando o Humorista Saracura resolveu batizá-los assim, pela interpretação de todos os ritmos regionais.

Em 1964, com quase 20 anos de carreira, Tonico e Tinoco já eram sucesso em todo Brasil, cantando em várias emissoras de rádio e canais de televisão da época. Com o sucesso eles vieram a ser os músicos mais disputados pelas gravadoras no Brasil.

História de Tinoco – Sertanejo Oficial

No dia 6 de junho de 1979, fizeram o que nenhum caipira havia sonhado: apresentam-se no Teatro Municipal de São Paulo, num show de três horas que reúne um público recorde de 2.500 pessoas, os irmãos Perez chegavam a um dos mais famosos teatros do mundo, que até então só abria suas portas para óperas, balés e concertos eruditos. Foi um Sucesso.

Por muitos anos tiveram programas de rádio e televisão. Ao todo a dupla lançou mais de 1.400 músicas, em cerca de 85 discos de 83 rotações, 30 compactos entre simples e duplos, 84 LPs e mais de 60 CDs de relançamentos. Foram 50 milhões de discos vendidos, e 6 filmes.

Entre os grandes sucessos temos: “Canta Moçada”, “Moreninha Linda”, “Chico Mineiro”, “Curitibana”, “Pé de Ipê”, “Besta Ruana”, “Cabocla”, “Baile na Roça” entre tantas.

História de Tinoco – Sertanejo Oficial

História de TinocoTonico faleceu no dia 13 de agosto de 1994, após uma queda da escada do prédio onde morava. Tinoco Continuou a jornada e gravou com Zé Paulo (ex Peão Carreiro), Tinoquinho, Mazinho Quevedo e Gentil Rossi, fez participações em discos de outros artistas e gravou dois CDs cantando Solo.

Tinoco veio a falecer dia 04 de maio de 2012, aos 91 anos em São Paulo. Amigos esse foi o resumo do resumo da história de uma das mais importantes duplas culturais do nosso Brasil.

Esse artigo foi escrito com a ajuda da pesquisadora Sandra Peripato e do nosso grande amigo e parceiro José Carlos Pérez, o Zéka Pérez filho do saudoso Tinoco.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial