Trio Parada Dura
Compartilhar

Sertanejo Raiz: Um Pouco da História do Trio Parada Dura

Aproveitando para fazer uma homenagem ao cantor Magabinha, nesta semana iremos contar um pouco da história do Trio Parada Dura

Olá Amigo, fã do site Sertanejo Oficial e amante da música sertaneja hoje você vai conhecer um pouco da história do trio mais famoso do Brasil, o “Trio Parada Dura” e suas formações. Essas informações pegamos com a ajuda da pesquisadora Sandra Peripato, jornais e revistas antigas e nos portais oficiais do Trio Parada Dura e Trio do Brasil.

Mangabinha, Carlos Alberto Ribeiro, nasceu na cidade de Corinto-MG em 1942 e morreu na semana passada, dia 23 de Abril de 2015. O cantor fundou o Trio Parada Dura em 1973, aproveitou a trilha aberta por Léo Canhoto e Robertinho para inovar a música sertaneja em diversos aspectos, como a temática do repertório e a instrumentação, sem ferir as raízes.

Gravou vários discos solos e em 1970 formou um trio juntamente com Gino e Geno, que chegou a lançar um LP. No ano de 1973, quando Mangabinha trocou a capital mineira pela capital paulista, foi que montou a primeira formação do Trio Parada Dura, juntamente com Delmir e Delmon.

Com Mangabinha, Delmir e Delmon, o Trio Parada Dura lançou três LP’s pela gravadora Chororó, em seus dois anos de duração, nessa formação inicial. Trio Parada Dura_logoEm 1975, dois anos após sua formação, aconteceu a primeira alteração no Trio Parada Dura, com as saídas de Delmir e Delmon, que foram substituídos por Creone (Florisvaldo Alves Ferreira) e Barrerito (Élcio Neves Borges, nascido em São Fidélis-RJ em 22 de outubro de 1942 e falecido em Belo Horizonte-MG em 12 de agosto de 1998). Os direitos sobre o nome do “Trio Parada Dura”, acabaram ficando com o Mangabinha.

Com essa nova formação, o Trio gravou, até o ano de 1987, vários discos de sucesso. Em março de 1982 os integrantes do Trio Parada Dura sofreram um acidente aéreo que levou o Barrerito à cadeira de rodas. Apesar de ter gravado alguns LP’s com o trio após o acidente, ele se sentia discriminado pelos companheiros e acabou largando o conjunto. Em seu lugar, entrou seu irmão Parrerito, o qual integrou o trio até 2006.

Barrerito passou a cantar sozinho, tendo gravado diversos LP’s. Em 1987, o Trio Parada Dura passou a ser formado por Mangabinha, Parrerito e Creone Os diversos integrantes do trio também já atuaram sozinhos ou em diversas outras formações: Creone e Barrerito, já formaram dupla desde 1963 e gravaram alguns LP’s. O mesmo Barrerito também chegou a formar em 1997 o “Trio Alto Astral” juntamente com Creone e Voninho, tendo gravado 1 CD, o ultimo do Barrerito. O conjunto se desfez em 1992 e retornou à atividade em 1996, com nova formação: Mangabinha, Parrerito e Creone. E, a partir de 1998, nova formação para o Trio Parada Dura: Mangabinha, Parrerito e Leone.

O Trio Parada Dura se desfez novamente no ano de 2006, e retornou com nova formação em novembro de 2007: Leone, Leonito e Mangabinha, gravaram vários CDs e 1 DVD. Creone, Parrerito e o sanfoneiro Carlos Rezende (Xonadão) formaram o trio “Os Parada Dura”. Essa formação atualmente se apresenta como “Trio do Brasil”, já gravaram 2 DVDs e vários CDs.

Entre os grandes sucessos ao longo da carreiro e formações do Trio Parada Dura temos: “Mineiro Não Perde o Trem”, “Parada Dura”, “Casa da Avenida”, “Homem de Pedra”, “Cruz Pesada”, “Castelo de Amor”, “Blusa Vermelha”, “Barco de Papel”, “Não Quero Piedade”, “O Doutor e a Empregada”, “Fuscão Preto”, “Panela Velha”, “Avião das Nove”, “As Andorinhas”, “O Carro e a Faculdade”, “Soraia”, “Bobeou… a Gente Pimba”, “De Ontem Para Hoje”, “Tapete Colorido”, “Quebra Topete” entre tantos outros.

Amigos semana que vem amigos tem mais curiosidades e histórias da nossa música sertaneja, grande abraço.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial