Almir Sater
Compartilhar

“Muito prazer, eu sou Almir Sater…” verdades, curiosidades e mitos deste exímio violeiro

Almir Eduardo Melke Sater, ou simplesmente Almir Sater, nasceu em Campo Grande em 14 de Novembro de 1956. Violeiro, compositor, cantor e instrumentista brasileiro, Almir mantém carreira SOLO, desde o início de sua trajetória. Em 1981, gravou seu primeiro disco, e nunca fez parte de nenhuma dupla…isso só existe no “personagem” de novela, feito em 1996, da qual reprisam novamente.

Almir Sater tornou-se um dos responsáveis pela valoração da viola de 10 cordas, agregando, um toque mais sofisticado ao instrumento, estilos como blues e rock, embalados pela pegada do folk .

O cantor mantém uma Carreira sólida, com mais de 30 anos na estrada, com banda própria, músicos renomados e cerca de mais de 100 shows anuais, por diversos estados, capitais e cidades do interior.

Almir é um dos artistas mais requisitados para eventos corporativos, públicos e culturais.. entre eles, Feiras de Livros.

Em 2010, esteve na 6º Salão do Livro em Palmas, TO – contou com a presença de outros artistas e intelectuais, entre eles, a filósofa Viviane Mosé.

Em 2011 esteve na 6ª Feira do Livro em São Joaquim da Barra/SP. Quando perguntado sobre a importância deste Movimento em prol da Leitura, o Artista foi enfático na resposta:

Um público que vêm a uma Feira de Livros é um público especial.Uma cidade que prestigia o Livro é uma Cidade especial”.

Quando assunto é a música e a diferença entre ser músico e cantor, Almir faz questão de ser categórico:

Ser Músico é igual a ser padre, entendeu igual. Tem que ter vocação não é fácil. Ela é glamourosa quando ela dá tudo certo sabe, existe muito mais, muito menos espaço para absorver o músico do que a quantidade de músico que aparece. Então se você quiser ser um músico, que você tenha talento, tenha dom, que você estude, se dedique, porque o cantor pode vir pronto, pode ser um dom de Deus, mas o músico jamais. O músico tem que estudar, então se você tiver disposição dedicar horas, dias, meses, anos a esse estudo, você pode se sobressair como músico e músico que não sobressai difícil, porque na música não tem meio termo- ou você toca bem ou não toca.”

Almir Sater foi apontado pela Revista “Rolling Stone Brasil” entre os 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão na edição de 2012. Com estilo próprio e voltado mais para o experimentalismo, sua Música é descrita como folk,( uma mistura de música folclórica, erudita e popular), agrega uma sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas, do folk norte-americano, irlandês e influências da música inglesa e das fronteiriças com seu estado, a paraguaia e andina, e os ritmos regionais como guarânias, polcas e chamamés.

“Caipira, folk, sertanejo, tanto faz. Tem gente que faz som, tem gente que faz arte. Gosto dos últimos”. — Almir Sater .

Por:Loira Do Bem.

Foto: Cristiane Nogueira.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial