Tibagi e Miltinho
Compartilhar

Luto: Morreu Tibagi, ex-cantor da dupla Tibagi e Miltinho

Faleceu na manhã de hoje (12/05), em São Sebastião do Paraíso MG, Oscar Rosa, o Tibagi, ex-cantor da dupla Tibagi e Miltinho.

tibalgi e miltinhoOlá pessoal do Sertanejo Oficial. Na manhã de hoje, 12 de Maio de 2015, morreu Tibagi, ex-cantor da dupla Tibagi e Miltinho, aos 86 anos de idade, na cidade em que morava, São Sebastião do Paraíso em Minas Gerais. Antes de formar dupla com Miltinho Rodrigues, teve duas outras duplas: a primeira com Zé Mariano, e a segunda com Pirassununga, que gravou um único disco. Pirassununga era o nome artístico do compositor Oswaldo Franco, que também usou o nome de Junqueira, mas que ficou conhecido por todos nós como Dino Franco.

Nascido em São Paulo, Oscar Rosa escolheu o nome de Tibagi em homenagem à cidade de mesmo nome no interior do Paraná. Em 1960, na capital paulista, conheceu o goiano Miltinho e formaram a dupla. Os dois já cantavam separadamente – e com as duplas anteriores – estilos românticos, rancheiras, tangos, guarânias, etc.:

Tibagi e Miltinho também estão entre as principais duplas ligadas à “renovação” e à “modernização” da Música Sertaneja, tendo introduzido Guitarras e Orquestras em seus arranjos, sem no entanto ferir o estilo. E, juntamente com os precursores Pedro Bento e Zé da Estrada, a dupla também é considerada como grande pioneira da fusão dos Estilos Sertanejos do Brasil e do México, o que pode ser notado, por exemplo, na interpretação de “Passarinho do Peito Amarelo” (Gorrioncillo Pecho Amarillo) (Tomáz Mendez – versão: Miltinho Rodrigues).

O estilo de Tibagi e Miltinho exerceu influência em várias outras duplas, dentre as quais, a já mencionada Belmonte e Amaraí, além de Léo Canhoto e Robertinho e “Chitãozinho e Xororó”.

Fonte: Boa Música Ricardinho

Mas foi sem dúvida nenhuma com Pé de Cedro, com letra Zacarias Mourão (compositor sul-mato-grossense) e música de Goiá, que a dupla Tibagi e Miltinho teve seu maior sucesso. A dupla separou-se em 1970, onde inclusive houve troca de parceiros: Tibagi gravou com Amaraí e Miltinho passou a fazer dupla com Belmonte. Tibagi também chegou a formar outras duplas, porém acabou deixando os palcos e dedicando-se integralmente ao rádio, até onde atuava recentemente. Conheça esta parte da história aqui.

Acompanhem abaixo a dupla Tibagi e Miltinho no programa Viola Minha Viola de 1980, com Moraes Sarmento e Inezita Barroso. A primeira música é Pé de Cedro:

Fica nosso registro de mais uma perda para a música sertaneja brasileira: morreu Tibagi, da dupla Tibagi e Miltinho.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial