Agricultura Orgânica
Compartilhar

Semana dos Alimentos Orgânicos será realizada no fim de Maio

A 9ª Semana dos Alimentos Orgânicos será realizada a partir de 25 de maio deste ano. A previsão é que todos os estados do Brasil e o Distrito Federal participem ativamente promovendo cursos, seminários, debates, feiras, entre outros eventos.

As programações devem ser definidas pelas Comissões de Produção Orgânicas Estaduais (CPOrgs) e encaminhadas para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que coordenará os eventos regionais em todo o país.

O objetivo dos eventos é oferecer informações aos consumidores quanto aos produtos – além de onde encontrá-los – e os sistemas desse tipo de produção de orgânicos, que têm como base princípios agroecológicos. A proposta é disseminar à população os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos.

A conscientização do consumidor é um dos fatores que ajuda a aumentar o número de produtores orgânicos, sendo a maioria constituída por agricultores familiares. Atualmente, a área de orgânicos no Brasil é de 1,5 milhão de hectares.

A iniciativa é organizada pelo Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Depros/SDC) do Mapa. Entre as atribuições do departamento destacam-se as ações de desenvolvimento da agricultura orgânica, bem como a promoção, o fomento, a elaboração de normas e a implementação de mecanismos de controle.

Na última edição, em 2013, os participantes tiveram a oportunidade de conhecerem detalhes e aprenderem técnicas de cultivo de alimentos orgânicos por meio de seminários, dias de campo, oficinas e cursos. Também foi possível conferir o sabor de alguns desses produtos em degustações.

Fonte:MAPA

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial