Cavalos
Compartilhar

Qual o cavalo que se destaca na equitação de trabalho? Descubra aqui…

Vencer os obstáculos do percurso com eficiência e segurança é o conceito da equitação de trabalho. O esporte, que exige agilidade, entrosamento, equilíbrio entre cavaleiro e cavalo, tem como finalidade demonstrar o trabalho diário de campo, em um simulacro de obstáculos e situações reais. A modalidade pode ser praticada por homens e mulheres sem distinção de idade e por equinos de todas as raças. Entretanto, o animal que mais se destaca na modalidade é o cavalo da raça lusitano, segundo a gerente de fazendas e médica veterinária Rafaela Meibach Montora.

– É um esporte aberto para todas as raças. Mas se você acompanhar os rankings verá que quem têm grandes destaques e pontuações são os animais da raça lusitano – afirma a especialista.

De acordo com Rafaela, o cavalo lusitano é um animal versátil, de cela, que proporciona habilidade, por ser elástico, com muita movimentação, além de se entregar ao cavaleiro.

– Ele é tudo que precisamos para um cavalo de lida, de competição. Ele se doa para o equitador, o que fica mais fácil para encaixá-lo em qualquer modalidade – relata.

A equitação de trabalho é composta por quatro etapas distintas, três delas disputas individuais – ensino, maneabilidade e velocidade –, nas quais o cavaleiro monta sempre o mesmo cavalo. A quarta etapa – condução da vaca – é obrigatória apenas na disputa por equipe. Para efeito de classificação considera-se a soma dos pontos que o conjunto obteve em cada uma das etapas. O esporte pode ser praticado por cavalos e éguas, que tenham quatro anos de idade ou mais. No entanto, éguas prenhes ou com potros ao pé devem ficar de fora das competições.

Fonte:CanalRural

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial