Agronegócio
Compartilhar

Fica a dica: Holanda vence Brasil na exportação de alimentos, confira!

A Holanda, um pequeno país do norte europeu, é o segundo maior exportador de alimentos do mundo, superando o Brasil e ficando atrás somente dos, ainda poderosos, Estados Unidos.

Sucesso na copa do mundo, batendo a atual campeã mundial, Espanha, por 5 x 1 e terminando a fase de grupos em primeiro lugar, a Holanda também é um sucesso no agronegócio. Com apenas 33.800 km² de território, 17 milhões de habitantes e faturando 76 bilhões de euros por ano com a exportação de alimentos, a Holanda mostra ao Brasil que tamanho não é documento.

A logística holandesa é um dos fatores que colaboram para esse sucesso, com o porto de Roterdã, que tem 40 km², o maior da Europa e o quarto maior do mundo, a Holanda se caracteriza por produzir e vender produtos de alto valor agregado. Flores e plantas ornamentais são um exemplo. O pais também é o maior exportador de batatas, cebolas, ¼ dos tomates do mundo, além de exportar hortaliças, frutas, queijos e lácteos de altíssima qualidade.

Com uma produtividade no agronegócio cinco vezes superior do que a média da Europa, os holandeses são líderes em máquinas para processamento de alimentos, e contam com o segundo maior investimento mundial em pesquisa para o agronegócio. A Universidade de Wageningen é reconhecidamente um dos principais centros de estudos do planeta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial