Agronegócio
Compartilhar

Boletim Agronegócio.net – Índices de sexta-feira, 21 de fevereiro 2014

Confira os índices do Boletim Agronegócio.net desta sexta-feira, 21 de fevereiro 2014.

Citros

As exportações brasileiras de NFC (suco fresco) aos Estados Unidos caíram pela metade – de 90 mil toneladas para 45,6 mil toneladas – na parcial da temporada 2013/14 (de julho/13 a janeiro/14), apesar da menor safra na Flórida (EUA). Segundo pesquisadores do Cepea, o recuso nos embarques está relacionado ao menor rendimento das frutas paulistas, que não conseguem atingir o brix mínimo exigido pelos norte-americanos. Por outro lado, no mesmo período, as vendas para a União Europeia aumentaram 18%, pois os europeus e demais importadores aceitam um brix menor. Quanto às exportações totais de suco brasileiro para todos os destinos, no acumulado da safra, somaram 723,7 mil toneladas, em equivalente concentrado, 3% acima do volume do mesmo período de 2012/13. Já em receita, houve recuo de 4%, totalizando US$ 1,34 bilhão. A expectativa é que as vendas ao bloco europeu se mantenham firmes, já que os engarrafadores devem manter seus estoques.

Frango

Os preços médios da carne de frango estão firmes nesta semana nas regiões pesquisadas pelo Cepea, depois do movimento de queda que predominou em janeiro e parte de fevereiro. Frigoríficos aproveitaram o período de início de mês, tradicionalmente melhor para vendas, para reajustar os valores de comercialização. Além disso, a valorização da carne bovina, desde meados de janeiro, influencia a substituição de consumo pela de frango e abre espaço para que vendedores elevem seus preços. Segundo pesquisadores do Cepea, outro fator altista é a menor disponibilidade interna do produto com a melhora do ritmo de exportações da carne de frango in natura. Ainda em relação à oferta, embora não haja dados oficiais, agentes comentam que o forte calor nas primeiras semanas do ano ocasionou a mortalidade de um número expressivo de animais em algumas regiões, o que pode ter reduzido a quantidade de lotes para abate em fevereiro. No curto prazo, colaboradores acreditam que as vendas de carne de frango podem seguir favorecidas pelos preços elevados da bovina.

Fonte: Cepea

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial