Nacional
Compartilhar

Projeto de lei quer proibir “perseguição” de animais em rodeios

projeto de lei prova de laco

Um projeto de lei em Brasília promete causar rebuliço entre os tradicionalistas no Rio Grande do Sul. Pela proposta do deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP), fica proibida a perseguição de animais durante rodeios em todo o país, o que atingiria a prova do tiro de laço, a mais disputada entre as competições campeiras do Estado, as gineteadas e o Freio de Ouro.

O texto do projeto cita provas realizadas durante a Festa do Peão de Boiadeiro, em Barretos (SP) e refere a morte de um animal que teve a coluna vertebral quebrada durante uma prova.

– Eu acho que onde tem os maus-tratos de animais, nós devemos abolir esse processo e retirá-los. Era uma cultura brasileira a escravidão e não é mais hoje – argumenta o deputado.

A proposta, que antes de ir a plenário precisa ser aprovada nas comissões de Turismo, Meio Ambiente e de Constituição e Justiça, deixou os praticantes das provas em alerta. No Rio Grande do Sul, os rodeios costumam reunir, em média, 1,2 milhão de pessoas, segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Durante a temporada que vai de outubro a maio, são realizados 40 rodeios por mês, com participação de cerca de 38 mil laçadores.

O presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), Manoelito Savaris, está pedindo aos dirigentes de entidades filiadas para que pressionem os deputados em cada Estado a votarem contra a proposta.

– Os rodeios trabalham com animais, mas não os submetem ao sofrimento. Se eventualmente isso acontecer, a gente fiscaliza e pune – afirma Savaris.

Na bancada gaúcha do Congresso, o projeto repercutiu negativamente.

– O animal gosta de pular, o cavalo gosta de saltar, correr, ou seja, nós vamos negar isso? Eu não vejo como o Congresso Nacional vá poder aceitar isso – declarou o deputado federal Onix Lorenzoni (DEM), que tomou posição contrária à proposta.

O deputado Vilson Covatti (PP) também deve votar contra o projeto, caso ele passe pelas comissões e vá a plenário.

– Não é nos rodeios que está se judiando, maltratando animais, nós estamos, acima de tudo, garantindo uma atividade cultural que nasceu na essência, na cultura – defende Covatti.

Por outro lado, a proposta é apoiada por organizações ambientalistas, como a ONG Chicote Nunca Mais, de Porto Alegre. A advogada da entidade, Marcia Soares, define o rodeio crioulo como um “circo de horrores”.

– O projeto é decorrência não apenas do reclamo das entidades de proteção animal, mas de toda a sociedade – afirma Márcia.

Para o Ministério Público, é possível conciliar tradição com bem estar animal. Nos Campos de Cima da Serra, acordo entre a promotoria e o CTG Porteira do Rio Grande, que organiza o rodeio do município de Vacaria, criou regras que proíbem, por exemplo, esporas pontiagudas. E o cumprimento dessas normas é fiscalizado por uma ONG de proteção animal. Este ano, Ministério Público e MTG assinaram um acordo para fiscalizar uma lei de 2002, que regula os rodeios no Estado.

Fonte: RuralBR com informações da RBS TV

Foto: Giovani Grizotti

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial