Último Gole
Compartilhar

O paraíso é aqui, Museu da Cachaça, mais de 6000 marcas em um só lugar

O Museu da cachaça de Minas Gerais faz parte do magnífico acervo de cachaças do médico mineiro Paulo Diogo Monteiro de Barros, de 79 anos.

Localizado no Sítio Vale do Ipê, ao pé da Serra da Piedade, Estrada da Fazenda Ouro Fino na histórica cidade mineira de Caeté, o Museu da Cachaça retrata com muita fidelidade a história da Cachaça através dos tempos. Em todos os seus sentidos o acervo nos encanta ao visualizar os rótulos, onde toda uma história de tradição da velha destilada de cana de açúcar, cuja origem se deu nas senzalas, nos deixam extasiados por tanta riqueza cultural.

Esta coleção começou despretensiosamente, em um bar da cidade de João Pinheiro no noroeste mineiro, em 1970, quando Dr. Paulo viu diferentes marcas de cachaças expostas na prateleira do buteco e decidiu comprar todas elas. Naquele instante dava-se início a este patrimônio histórico cultural, que é esta fantástica coleção.

Atualmente, conta com mais de 6000 (seis mil) marcas de cachaças diferentes, dispostas e organizadas em área de 100m2, tornando o mais completo acervo de cachaças que se tem conhecimento, devidamente catalogadas e identificadas.

São cachaças de todos os tipos, das boas, muito antigas da década de 30, tradicionais, datas comemorativas, nomes eróticos, exóticos, extrovertidas e raridades como a cachaça Pelé dentre muitas outras.
Esta coleção é imperdível, vale a pena conhecer e dar uma viajada por este fantástico mundo da primeira bebida a ser produzida no Brasil, em meados do Século XVI, a única bebida genuinamente nacional.

Localização:

A 50 quilômetros da Capital Mineira, na região metropolitana, está Caeté, cidade histórica de grandes aluviões auríferos do século XVIII, é berço desde 1970, do Museu da Cachaça de propriedade do Dr. Paulo Diogo Monteiro de Barros, médico e cidadão honorário deste Município a 47 anos.

É fácil chegar ao Museu, o acesso é pela Rodovia BR381 (sentido BH – Vitória), entrando no Trevo para Caeté, chegando na cidade, basta seguir o mapa abaixo, e as placas de orientação.

O Museu é aberto para visitação, onde todos poderão degustar uma excelente cachaça com uma gastronomia variada em sua cachaçaria aberta ao público, nos finais de semana e apreciar doces maravilhosos, drinks com cachaça, tudo isto bem juntinho a natureza.

Fonte: Museu da Cachaça

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial