Delinha
Compartilhar

Documentário “A dama do rasqueado”

Documentário sobre Delinha está entre os vencedores nacionais da primeira edição da Mostra Sesc de Cinema

Documentário “A dama do rasqueado”, que conta a história de um dos ícones da música regional sul-mato-grossense, está entre os vencedores nacionais da primeira edição da Mostra Sesc de Cinema.

Documentário “A dama do rasqueado”Com 80 anos de idade e 58 anos de história na música, com 18 discos LP’s, 2 CD’s e um DVD, gravado em 2015, Delinha é só alegria!

Nesta semana o documentário “A dama do rasqueado”, da jornalista e cineasta Mariente Pinheiro, ficou entre os 34 filmes selecionados da primeira edição da Mostra Sesc de Cinema. Nos próximos dois anos, esses filmes serão exibidos em todo o País promovendo a cultura nacional.

O anúncio foi feito esta semana no Rio de Janeiro e, segundo Nadia Moreno, técnica de Cultura; “Nosso objetivo é promover a difusão da produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição. Com a Mostra, o Sesc também cumpre uma missão importante da atuação na área cultural, que é democratizar o acesso dos cidadãos ao cinema, além de permitir que artistas e cineastas de todo o Brasil possam mostrar seus trabalhos.”

Marinete Pinheiro começou a fazer o filme em 2013, finalizou em 2016 e o exibiu pela primeira vez em setembro de 2016, para comemorar os 80 anos de Delinha.

Sobre Delinha

Delinha ficou conhecida nacionalmente quando formou a dupla Délio e Delinha, “O casal de Onças de Mato Grosso”, na década de 50. Entre os sucessos estão “Malvada e Cidades Irmãs”, ambos de autoria da dupla. Também ficaram conhecidos pelo rasqueado “Prenda querida” e a guarânia “Meu cigarro”, de 1960. No mesmo ano, gravaram entre outras composições, o rasqueado “Querendo você”, em parceria com Biguá, radialista e compositor. O casal foi pioneiro gravando suas obras em São Paulo.

Depois de muitos álbuns a dupla se desfez. A cantora também se apresentou e gravou em parceria com Jairo e depois seguiu carreira solo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial