Agronegócio
Compartilhar

Ministério reforça vigilância agropecuária durante os jogos Olímpicos

Aeroportos terão esquema especial de fiscalização nas Olimpíadas e Paraolimpíadas

Ministério reforça vigilância agropecuária durante os jogos Olímpicos. O sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) será reforçado nos principais pontos de entrada de delegações, autoridades e turistas que vêm ao Brasil para os Jogos Olímpicos 2016, de 5 a 21 de agosto, e Paralímpicos, de 7 a 18 de setembro.

Ministério reforça vigilância agropecuária durante os jogos OlímpicosPara garantir o cumprimento dos requisitos internacionais, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai aumentar o número de profissionais das equipes que fiscalizam o ingresso e saída de bagagens com alimentos, medicamentos veterinários, bebidas e animais.

Para os aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Confins (MG), Manaus (AM), Salvador (BA) e Viracopos (SP), o número de funcionários do Vigiagro aumentará 35%, passando de 114 para 154 nos Jogos Olímpicos. Já nos Jogos Paralímpicos, o incremento será de 24%.

Os aeroportos do Galeão  e de Guarulhos também serão reforçados com pessoal da própria superintendência do Mapa nos respectivos estados, informa a coordenadora do Vigiagro, Edilene Cambraia. Segundo ela, os servidores do ministério também estão participando de ações simuladas para testar a capacidade de fiscalização do país.

Para atender as delegações, as autoridades aeroportuárias estabeleceram fluxo especiais, em que todos os procedimentos-padrão de fiscalização serão cumpridos. “Desta forma, além de agilizar o desembaraço de pessoas, bagagens e cargas que vêm para as competições, evitamos aumentar as filas nos procedimentos rotineiros, dando prioridade ao atendimento dos atletas, sobretudo aos paralímpicos acompanhados de cães-guia”, diz  Edilene.

Normas de entrada de pessoas, animais e cargas

O Mapa já comunicou ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) as normas que devem ser cumpridas para a entrada de pessoas, animais e cargas no país. O COB deve informar às delegações dos países estrangeiros participantes das competições.

No início de abril, a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa criou um grupo de trabalho interno para oferecer subsídios técnicos e operacionais durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 e viabilizar o cumprimento das normas sanitárias. O Grupo de Trabalho Olimpíadas SDA vai coordenar as demandas de importação de material de origem animal e vegetal, controlado pelo Ministério da Agricultura.

Em março deste ano, o Mapa estabeleceu os procedimentos para importação de cães-guia durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016 e dos produtos para a sua alimentação.

Fonte:MAPA

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial