Últimas Notícias
Compartilhar

Zé Carreiro e Carreirinho: Um pouco da história dos maiores violeiros do Brasil

Bom dia amigo amante da música sertaneja e leitor do site Sertanejo Oficial, hoje você vai conhecer um pouco da história da dupla Zé Carreiro e Carreirinho.

Zé Carreiro e Carreirinho: Um pouco da história dos maiores violeiros do BrasilLúcio Rodrigues, o Zé Carreiro, nasceu no dia 24 de dezembro de 1922, numa fazenda em Santa Rita do Passa Quatro-SP e morreu dia 21 de maio de 1970 em São Paulo-SP.

Adauto Ezequiel, o Carreirinho, nasceu em Bofete-SP no dia 15 de outubro de 1921 e morreu em São Paulo-SP dia 27 de março de 2009.

Em lugares diferentes começaram a cantar ainda na infância e se conheceram em 1947. O nome da dupla Zé Carreiro e Carreirinho foi escolhida através de um concurso popular entre os ouvintes da rádio Record de São Paulo, que obteve o maior sucesso. Alguns anos depois quando a dupla já era mais conhecida e fazia sucesso em todas as suas apresentações, com o cururu Canoeiro, Tonico e Tinoco gostaram da música e se interessaram em gravá-la. Surgiu então a oportunidade de gravarem o primeiro disco, pois só liberavam a canção mediante promessa do lançamento do primeiro trabalho gravado. O disco de 78 rpm foi gravado com a moda de viola Ferreirinha de um lado e o cururu Canoeiro do outro. O sucesso foi tão grande que a gravadora resolveu contratá-los.

Zé Carreiro e Carreirinho

A dupla gravou vários discos entre 78 rpm, LPs e compactos, atuaram por 10 anos na Rádio Record com audiência absoluta. Zé Carreiro também chegou a gravar com Pardinho alguns discos. Teve que se afastar da vida artística devido a um problema de surdez. Carreirinho também fez dupla com Tião Carreiro, Zita Carreiro (que foi sua esposa), Zé Matão, Sulino e por ultimo Carreiro, que hoje canta com o Filho do Pardinho.

Os maiores sucessos da Carreira de Zé Carreiro e Carreirinho foram: Canoeiro, Ferreirinha, Ultimo Adeus (abaixo), Boi Soberano, Sucuri, Saudade de Araraquara, Bombardeio, As Três Cuiabanas, Peito Sadio, Preto Fugido entre outros. Por serem conhecidos como os maiores violeiros do Brasil, a dupla que inspirou e inspira grandes nomes da música sertaneja, recebem várias homenagens por todo o Brasil.

Amigos semana que vem amigos tem mais curiosidades e histórias da nossa música sertaneja, grande abraço.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial