Pecuária
Compartilhar

Pecuária – Raça Marchigiana se caracteriza pela sua elevada capacidade de ganho de peso, saiba mais

Os animais da raça Marchigiana se caracterizam pela sua elevada capacidade de ganho de peso, os adultos podem superar o peso de 1.200 quilos nos touros e 700 quilos nas vacas. Os bovinos da raça Marchigiana são originários da Itália e são usados para a produção de carne, sendo muito utilizados para a produção do chamado “bezerro inteiro”. A raça apresenta adequado acabamento de carcaça, altas taxas de fertilidade, rusticidade, sendo uma das características mais marcantes a tolerância ao calor. Segundo a presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Marchigiana, Eliane Massari, no último ano, a raça ganhou novos criadores, que estão fazendo seus plantéis em Estados como Minas Gerais e Mato Grosso.

– O Nordeste também explodiu com o crescimento da raça, em Estados como Bahia, Pernambuco, Maranhão. Estamos muito satisfeitos, pois a raça voltou a se consolidar – comemora.

Eliane afirma que a comercialização foi intensa em 2013, e os criadores fecharam o ano com um saldo muito positivo. No último ano, foram feitas muitas parcerias com países do Mercosul e da América do Sul – em especial a Colômbia. Os trabalhos envolveram a troca de genética.

– Temos animais no Brasil que são referencias em outros países. Para 2014, planejamos novas ações, que visam o melhoramento genético – relata.

Sobre a Raça Marchigiana

São animais de porte grande, possuindo as seguintes características raciais:

  • Pelagem: branca, pêlos finos, curtos e sedosos, com extremidades de pigmentação mais escura. Possuem uma particularidade na pelagem que é uma faixa escura ao redor dos olhos, nos antebraços, nas orelhas e na barbela; a pele, as mucosas e a vassoura da cauda são de coloração preta. Quando o bezerro nasce, possui uma coloração castanho-avermelhada, passando para a coloração branca logo no terceiro mês de vida.
  • Cabeça: relativamente leve, curta e larga; possuem um perfil retilíneo, marrafa bem destacada; olhos grandes; espelho nasal largo, de coloração preta, com narinas amplas e dilatadas; lábios pronunciados; orelhas médias, bem implantadas; chifres que saem para os lados, encurvando-se para diante nos machos e para cima nas fêmeas.
  • Pescoço: musculoso, bem implantado no tórax, sendo mais grosso nos machos e mais delicado e alongado nas fêmeas; a barbela é relativamente desenvolvida e pregueada, projetando-se até a região do externo.
  • Corpo: tronco alongado que tende a ser cilíndrico, com linha dorsal reta; com numa cernelha larga e musculosa, unindo-se harmoniosamente com o pescoço; garupa musculosa e bem desenvolvida; possuem membros curtos e fortes; cascos arredondados, fortes e de cor preta; umbigo curto e úbere relativamente desenvolvido.

Foto: ABCM

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial