Agronegócio
Compartilhar

Mercado de Ovos Orgânicos (Caipiras) está em expansão no Brasil

Aves criadas livres de gaiolas, sem uso de antibióticos, com certificação de bem-estar animal e alimentação 100% vegetal, livre de farinha de origem animal. Assim é realizado o processo de produção de ovos orgânicos, um mercado que está em forte expansão no Brasil. Essas questões vêm motivando os consumidores a buscarem esses produtos naturais, afirma o diretor industrial da Korin Agropecuária, Luiz Carlos Demattê Filho. Conforme o especialista, o sistema resulta na qualidade do produto, que se diferencia. Demattê conta que as pessoas que consomem o produto sempre opinam sobre o sabor superior que os ovos naturais possuem em comparação aos de granja.

– Esse processo de produção implica treinamento de pessoal, mais mão de obra. São oportunidades de trabalho no campo que se mantêm – declara.

No processo de produção de ovos orgânicos, as aves ficam soltas, livres de gaiolas, e botam os ovos em ninhos. De acordo com ele, isso é feito para garantir o bem-estar dos animais, pois dessa forma podem expressar comportamentos naturais inerentes à espécie. Demattê explica que a produção dessas aves não segue os mesmos padrões da produção de aves convencional.

– Através do programa de bem-estar animal conseguimos não fazer nenhum uso de melhorador de desempenho de base antibiótica ou de qualquer outra substância química, o que garante ovos isentos de resíduos, higidez e saúde das aves. Isso é fantástico – afirma.

Segundo a Korin Agropecuária , em produções convencionais, as galinhas recebem uma série de substâncias químicas adicionadas à ração como: antibióticos, quimioterápicos, anticoccidianos, antifúngicos e promotores artificiais de produção. Além dessas substâncias que têm uma função basicamente preventiva, as aves também são tratadas, quando ficam doentes, com estas mesmas substâncias, porém em doses mais elevadas (doses terapêuticas). Por uma questão de barateamento são utilizados na ração ingredientes de origem animal. Esses ingredientes são resíduos de abatedouros como farinhas de carne, vísceras, penas e ossos. Já na produção natural, a alimentação das aves é 100% vegetal, livre de farinha de origem animal. Segundo o diretor industrial, isso é feito para garantir aos consumidores absoluta isenção de quaisquer resíduos químicos. Demattê revela que o valor do alimento orgânico é superior por uma série de fatores, entre elas, por conta da produção ser em menor escala.Para ele, apesar de todo o potencial e capacidade que o Brasil tem na produção de ovos naturais, ainda há muito o que fazer, sobretudo na pesquisa e no desenvolvimento desta área.

Fonte: RuralBR

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial