Últimas Notícias
Compartilhar

Manoel de Barros, morre o homem e fica sua poesia…

Morreu hoje, aos 97 anos, Manoel Wenceslau Leite de Barros ou, como era mundialmente conhecido, Manoel de Barros. Considerado um dos maiores poetas brasileiro de todos os tempos, Manoel nasceu em Corumbá em 19 de dezembro de 1916 e desde pequeno demonstrou grande talento para a poesia.

Sendo uma pessoa serena e reclusa, suas poesias só foram valorizadas e descobertas pelo grande público a partir da década de 1980, quando já tinha quase 70 anos. Coincidentemente, também foi depois dessa época que recebeu os principais prêmios de sua carreira, como seus dois Prêmios Jabutis de Literatura em 1989 e 2002.

Uma das características marcantes da poesia de Manoel de Barros são o uso de vocabulário coloquial-rural. O poeta estava sempre em contato com a simplicidade e a pureza da natureza.

Sem sobra de dúvidas, é o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade nos meios literários, reconhecido inclusive por Carlos Drummond de Andrade, que recusou o epíteto de maior poeta vivo do Brasil em favor de Manoel de Barros.

Segue abaixo uma poesia de Manoel de Barros que demonstra um pouco a sua maneira livre de viver e encarar o mundo…

Por: André Sertanejo para o Sertanejo Oficial

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial