Agronegócio
Compartilhar

Calor intenso e poucas chuvas ameaçam safra brasileira de soja 2013/2014

Segundo levantamento semanal da consultoria AgRural, o calor intenso e as poucas chuvas ameaçam a safra brasileira de soja 2013/2014, cuja colheita avança em diversas regiões. O levantamento ressalta que na revisão de estimativa de produção, concluída na sexta, dia 31, houve “apenas ajustes pontuais de produtividade, que não chegaram a alterar a previsão de produção de 88,8 milhões de toneladas”.

No Rio Grande do Sul, as temperaturas continuam altas e a chuva que era prevista para o último fim de semana caiu apenas em pontos localizados. Como boa parte das lavouras está em floração ou enchimento de vagens, e não há previsão de chuva para os próximos dias, os produtores gaúchos estão preocupados. Segundo a AgRural, a safra é boa no Paraná e 2013/2014. No momento, o maior temor é com os Campos Gerais, onde a soja é plantada mais tarde e agora atravessa as fases reprodutivas sob forte calor. No Nordeste, a maior preocupação se concentra na Bahia, que já teve quebra por estiagem no ano passado. As chuvas até têm caído, mas muito esparsas e com volumes que variam bastante, diz a consultoria. A safra está sob ameaça, principalmente o terço que está em florescimento. Para complicar, a meteorologia prevê poucas chuvas na primeira metade de fevereiro.

Fonte: AgênciaEstado

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial