Agronegócio
Compartilhar

Brasil, o Celeiro do Mundo! – Produção de grãos do Centro Oeste cresceu 106% em dez anos

O agronegócio goiano representa 28% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e ainda pode crescer mais se houver integração entre algumas ações estratégicas de desenvolvimento. A informação foi base de palestra ministrada pelo ex-ministro da Agricultura e coordenador do centro de agronegócios da FGV-GVAGRO, Roberto Rodrigues, na manhã da última segunda-feira,dia 28/04, no auditório da Federação da Agricultura de Goiás.

Segundo Rodrigues, o agronegócio representa pouco menos de um quarto do PIB nacional, cerca de 22,8% e está distribuído entre produção de insumos (12%), pecuária (29%), agroindústria (28%) e distribuição. Os dois primeiros setores, no entanto, respondem por 30% dos empregos gerados e 41% das exportações nacionais e vem apresentando índices de crescimento substancial. Só a produção de grãos cresceu 106% em dez anos no Centro-Oeste.

Demanda

Roberto Rodrigues explica que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) disse que o mundo deve aumentar a produção de alimentos até 2020 em torno de 20% e que o Brasil deve elevar sua produção em 40% para que o mundo não passe fome. “Foi a primeira vez que houve um pedido externo para que o Brasil amplie sua produção. Se juntarmos, Goiás e Mato Grosso do Sul dão conta disso sozinhos”, explica o ex-ministro.

E o País tem feito sua parte, diz ele, ampliou sua área cultivável em 41% nos últimos 20 anos. Ao mesmo tempo a produção de grãos cresceu 223%. A avicultura também apresentou índice considerável de 447% nas duas últimas décadas. Ainda falta resolver alguns impasses, explica Rodrigues. Um deles é a área plantada.

Desafios

A falta de estratégia ainda é desafio para que seja alcançado esse patamar. A falta de infraestrutura e logística, com armazéns, portos rodovias e ferrovias daria um pontapé inicial nesse desenvolvimento, mas “se tudo correr bem, são sete anos para que o Brasil tenha essa logística”. O Ex-ministro pontuou ainda a necessidade de garantias de renda, com seguro rural e melhora no volume e taxas de crédito. Também inclusas nas dificuldades estratégicas do País, ele cita o baixo investimento em tecnologia; questões institucionais, como o código florestal, questões trabalhistas e tributárias; a organização e o processo eleitoral brasileiro.

Fonte: Governo do Estado de Goiás

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial