Agronegócio
Compartilhar

Boletim Agronegócio.net – Índices de quarta-feira 15 de janeiro 2014

Confira os índices do Boletim Agronegócio.net desta quarta-feira, 15 de janeiro de 2014.

Arroz

Enquanto o Indicador ESALQ/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BM&FBovespa (Rio Grande do Sul, 58% de grãos inteiros) acumulou pequena alta de 3,5% em 2013, regionalmente, as cotações tiveram movimentos distintos, com fortes altas em algumas praças e recuos em outras. Atualmente, com a proximidade da nova safra e com os leilões governamentais, as cotações regionais começam a se reajustar em relação ao Indicador, invertendo os movimentos de preços. Entre 30 de dezembro e 14 de janeiro, o Indicador ESALQ/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BM&FBovespa (RS, 58% de grãos inteiros) subiu 0,43%, fechando a R$ 36,61/sc de 50 kg na terça-feira, 14 Quanto à comercialização de arroz em casca, está lenta no mercado spot do Rio Grande do Sul. Produtores estão retraídos, vendendo poucos lotes de arroz. No entanto, beneficiadoras têm se abastecido, em parte, nos leilões realizados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Com isso, indústrias estão cautelosas para a concessão de alta nos preços da saca, avaliando lote a lote.

Trigo

O anúncio de que o governo argentino autorizou a exportação de 1,5 milhão de toneladas de trigo movimentou o setor tritícola nesta semana. A liberação dos embarques da Argentina, principal fornecedora nacional, deve favorecer o importador brasileiro, já que as compras no país vizinho estão livres da TEC (Tarifa Externa Comum). Além disso, o frete do trigo vindo da Argentina é bastante inferior ao importado do Hemisfério Norte. Segundo pesquisadores do Cepea, por outro lado, a maior entrada de trigo argentino no mercado brasileiro pode elevar a competição com o produto nacional e pressionar as cotações internas – ou, pelo menos, limitar novas altas. O volume exportado pela Argentina pode crescer nos próximos meses e, segundo cálculos do Cepea, até julho, o Brasil precisará importar cerca de 4 milhões de toneladas.

Fonte: Cepea

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial