Agronegócio
Compartilhar

Segundo relatório da ONU, o mundo precisará produzir 70% mais alimentos até 2050

Segundo o “Relatório de Recursos Mundiais: Criando um Futuro Sustentável para a Alimentação”, divulgado nesta semana na ONU, o mundo precisará de 70% mais alimentos em 2050, para que a população, estimada em 9,6 bilhões de pessoas, possa se alimentar.

O relatório aponta que o aumento da produtividade das colheitas e da pecuária em terras agrícolas é fundamental para salvar as florestas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. No entanto, o documento adverte que essas ações sozinhas não serão suficientes para preencher a lacuna de alimentos. Por isso, recomenda a redução do desperdício de alimentos e resíduos, diminuindo o excesso de demanda para produtos de origem animal, e outras medidas de “clima inteligente”.

– Utilizar os princípios da agricultura de clima inteligente faz com que plantações, pecuária, florestas e pesca tenham o potencial de aumentar de forma sustentável a segurança alimentar, a resistência e a redução da pegada de carbono da agricultura. Seguir esta abordagem não é um luxo, é uma necessidade – afirmou o diretor do Banco Mundial para Agricultura e Serviços Ambientais, Juergen Voegele.

O relatório foi produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Banco Mundial e o Instituto de Recursos Mundiais. A versão final do documento será lançada em meados de 2014.

Fonte:ONU

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial